Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, fez "drama" nas redes sociais e comparou a cadeirada que levou do apresentador José Luiz Datena (PSDB), durante debate promovido pela TV Cultura na noite deste domingo (15), a uma "tentativa de homicídio". No entanto, em uma das diversas publicações que fez após o ataque, o coach de extrema direita deixou escapar um "detalhe" que desmascarou sua narrativa exagerada.
Conforme a Revista Fórum, Marçal publicou uma série de vídeos nas redes sociais adotando uma postura exagerada e teatral, como se tivesse sido vítima de uma tentativa de homicídio que o deixou com ferimentos gravíssimos. Ele também chegou a fazer publicações comparando a agressão que sofreu aos atentados contra Jair Bolsonaro, em 2018, e contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, este ano.
📰 LEIA MAIS: Datena agride Marçal com uma cadeira após ser provocado em debate
Em um dos posts, Pablo Marçal aparece dentro de uma ambulância, deitado em uma maca e utilizando máscara de oxigênio. Na sequência, publicou uma foto em que aparece hospitalizado. O "detalhe" que evidencia o exagero na situação está em um vídeo em que o candidato aparece no hospital. Na imagem, é possível ver que ele utiliza uma pulseira de cor verde, colocada após a triagem. A cor verde indica que sua situação não é urgente, de acordo com o Protocolo de Manchester. Para situações urgente, muito urgente e emergência, as cores são amarelo, laranja e vermelho, respectivamente.
Horas depois, internautas perceberam a cor da pulseira de Marçal, e o candidato apagou o vídeo em questão. Veja:
Logo após ser atingido pela cadeirada de Datena, Pablo Marçal ficou xingando o apresentador e, questionado pelo mediador Leão Serva, disse que queria continuar participando do debate. Logo depois, entretanto, ele deixou os estúdios da TV Cultura a pé e somente depois, então, decidiu ir até o hospital de ambulância.
Costela fraturada
Pablo Marçal foi internado no Hospital Sírio Libanês e, através do Instagram, disse que teve uma costela fraturada. Ele teria relatado, a caminho da unidade de saúde, dificuldade para respirar, mas seu atendimento não foi considerado de urgência. O candidato do PRTB passou por exames e permanece, até a manhã desta segunda-feira (16), hospitalizado. Sua agenda de campanha desta segunda foi cancelada.
A equipe de Marçal registrou um boletim de ocorrência no 78º Distrito Policial contra Datena por agressão. Veja a nota oficial divulgada pela equipe do candidato logo após o ocorrido:
"NOTA OFICIAL
Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.
Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.
Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.
Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.
Ascom Pablo Marçal"
Deixe seu comentário sobre: "Marçal faz 'drama' e compara cadeirada com 'tentativa de homicídio'"