MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lupion: Entendemos que temos votos suficientes para aprovação do marco temporal no Senado

Após a derrubada do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vai intensificar a articulação pela aprovação do projeto de lei 2903/20223 no Senado, que estabelece em lei o marco temporal para demarcação d

Isadora Duarte e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Isadora Duarte e Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 21.09.2023, 20:27:00 Editado em 21.09.2023, 20:32:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após a derrubada do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vai intensificar a articulação pela aprovação do projeto de lei 2903/20223 no Senado, que estabelece em lei o marco temporal para demarcação de terras indígenas. "Não estamos inovando em nada. Queremos garantir o direito de propriedade porque vemos um completo desmonte da segurança jurídica no campo. Entendemos que temos votos suficientes para aprovação do marco temporal no Senado", disse o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), em coletiva de imprensa há pouco. Ele lembrou que a FPA é maior bancada do Congresso Nacional, com 374 parlamentares.

continua após publicidade

Na tarde desta quinta-feira, o STF deliberou sobre a inconstitucionalidade do marco temporal, ou seja, sobre a possibilidade de restringir à demarcação de áreas indígenas apenas a terras que estivessem ocupadas pela população indígena na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O agronegócio defende a constitucionalidade do marco temporal, com base nas 19 condicionantes do julgamento da Raposa da Serra do Sol, e a indenização aos proprietários de terras demarcadas.

Segundo Lupion, o fato de o Congresso legislar sobre o tema não significa usurpação do poder do STF. "Continuaremos trabalhando pela aprovação do marco temporal no Senado e daremos andamento às Propostas de Emenda à Constituição sobre indenização de terras e sobre a inclusão do cumprimento do marco temporal na Constituição", afirmou.

continua após publicidade

O projeto tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser votado na próxima quarta-feira (27). Sobre eventual aprovação de requerimento de urgência para o projeto, o presidente da bancada ruralista disse que o regime do Senado é "completamente diferente" ao da Câmara. "O combinado com (Rodrigo) Pacheco é que o projeto do marco temporal deve ir para o plenário do Senado após a CCJ. Até o momento, Pacheco cumpriu o que foi acertado conosco", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lupion: Entendemos que temos votos suficientes para aprovação do marco temporal no Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!