MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula se reúne com França no domingo e espera selar apoio do PSB a Haddad em SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as articulações para definir seu palanque em São Paulo e vai se reunir neste domingo, 26, com o ex-governador Márcio França (PSB) para tentar convencer o aliado a abrir mão de disputar o Palácio

Pedro Venceslau (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Venceslau (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2022, 15:07:00 Editado em 24.06.2022, 15:10:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) intensificou as articulações para definir seu palanque em São Paulo e vai se reunir neste domingo, 26, com o ex-governador Márcio França (PSB) para tentar convencer o aliado a abrir mão de disputar o Palácio dos Bandeirantes e apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT).

continua após publicidade

Em troca da desistência, França ficaria com a vaga de candidato ao Senado e poderia ainda ser indicado a ocupar um ministério em um eventual governo Lula.

O ex-presidente passou a priorizar as articulações em São Paulo no momento em que o ex-governador abriu negociações com o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) e o deputado Luciano Bivar (União Brasil), também pré-candidato ao Planalto, para montar uma chapa composta no Estado. No PSB e no entorno do França, essas tratativas são vistas como a última chance de o ex-chefe do Executivo paulista construir uma candidatura competitiva para voltar ao Palácio dos Bandeirantes.

continua após publicidade

Na segunda-feira, 20, durante reunião de coordenação da pré-campanha presidencial, Lula teria convocado Alckmin para se juntar a ele e fazer uma última ofensiva em defesa do apoio de França a Haddad. De acordo com informações da agência Brasília Alta Frequência, caberia a eles entrar em campo para superar o impasse nas negociações conduzidas até aqui por Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, respectivamente presidentes do PT e do PSB.

O ex-presidente avalia, segundo relatos, que tal impasse está interditando a pré-campanha presidencial no maior colégio eleitoral do País. Lula acredita que só com França no palanque de Haddad ele terá o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), amigo de França e seu principal aliado no PSB, na linha de frente de uma "caravana da democracia". A ideia é percorrer o Estado, especialmente o interior, onde o antipetismo é mais forte.

Em outra frente, o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente do PSD, vai se reunir na próxima segunda-feira, 27, com o ex-prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, pré-candidato da sigla ao governo, para analisar a conjuntura paulista e nacional. O dirigente trabalha com dois cenários: selar um acordo do PSD com França ou com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), nome de Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo governo de São Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula se reúne com França no domingo e espera selar apoio do PSB a Haddad em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!