MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula diz que, se eleito, Zona Franca de Manaus será 'intocável'

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que, se for eleito, a Zona Franca de Manaus (ZFM) será "intocável" e os benefícios tributários na região serão mantidos para que possam atrair empresas e

Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 23.06.2022, 11:13:00 Editado em 23.06.2022, 22:12:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que, se for eleito, a Zona Franca de Manaus (ZFM) será "intocável" e os benefícios tributários na região serão mantidos para que possam atrair empresas e gerar empregos ao Estado.

continua após publicidade

"Temos que ter coragem de dizer que a gente vai manter a Zona Franca. Eles agora querem destruir criando imposto para a Amazônia. Eles têm que conhecer o povo da Amazônia, interesses do povo e não interesses econômicos de um ou outro empresário brasileiro ou estrangeiro", disse Lula, em tom crítico ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

No fim de abril, o governo ampliou de 25% para 35% a redução geral das alíquotas do IPI com o argumento de que é preciso estimular a indústria neste momento de baixo crescimento. No entanto, os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) ficariam de fora do corte para não tirar a "competitividade tributária" da região.

continua após publicidade

Para parlamentares, empresários e produtores da Região Norte, a medida reduz drasticamente a vantagem competitiva da ZFM. O decreto com a decisão do IPI foi suspenso parcialmente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula diz que, se eleito, Zona Franca de Manaus será 'intocável'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!