MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula diz que estudantes 'conheceram o que é fascismo e nazismo em quatro anos' em evento

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao pública que estava presente no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na noite de quinta-feira, 13, em Brasília, que eles "conheceram o fasc

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 14.07.2023, 10:45:00 Editado em 14.07.2023, 10:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao pública que estava presente no 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na noite de quinta-feira, 13, em Brasília, que eles "conheceram o fascismo e o nazismo em apenas quatro anos" em nova crítica ao governo anterior.

continua após publicidade

"Há muito pouco tempo, vocês conheceram o que é o fascismo, o nazismo, conheceram apenas em quatro anos como se pode destruir a democracia e as conquistas que a gente às vezes leva séculos para conquistar", declarou. "Espero que a gente tenha aprendido a lição, que a democracia pode não ser a coisa mais perfeita que a humanidade criou, mas não tem nada que nem ela", acrescentou.

Na quarta-feira, uma fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso havia gerado polêmica no congresso de estudantes ao dizer que "nós derrotamos o bolsonarismo". Com a repercussão da declaração, aliados de Bolsonaro afirmaram que entrariam com pedido de impeachment do magistrado. Depois, Barroso afirmou respeito pelo contraditório e disse ter-se referido a uma minoria golpista.

continua após publicidade

As falas foram em reação a um grupo de estudantes que protestava contra a presença do ministro, chamado de "inimigo da enfermagem" e articulador do golpe de 2016, em referência aos votos do magistrado sobre o piso salarial da categoria e o rito do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Barroso foi vaiado.

Durante seu discurso na quinta, Lula voltou a afirmar que dinheiro aplicado em educação e saúde é investimento, não gasto. O petista disse que não sente receio de ouvir as reivindicações da população, mas de "não poder cumprir com o compromisso que nos fez voltar a ser presidente da República".

Na cerimônia, representantes da UNE entregaram uma pauta de reivindicações a Lula, dentre elas, a permanência e ampliação da Lei de Cotas e revogação imediata da reforma do Ensino Médio.

continua após publicidade

"Acho extraordinário a UNE apresentar uma pauta de reivindicação longa. Longa, árdua e apimentada", classificou. "Somente num governo eleito por vocês que a gente é capaz de cumprir essa pauta de reivindicação que vocês apresentaram, porque nós continuamos reivindicando."

O ex-presidente do Uruguai José Mujica também marcou presença no evento, após ter se reunido com Lula no Palácio do Planalto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Lula diz que estudantes 'conheceram o que é fascismo e nazismo em quatro anos' em evento"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!