Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Lula comemora criação de universidades do esporte e dos indígenas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, comemorou o envio dos projetos de lei de criação da Universidade Federal do Esporte e da Universidade Federal Indígena. As duas instituições terão suas sedes em Brasília, mas com atuações em outras regiões.

Lula disse que o governo federal já está com conversas adiantadas sobre o local onde serão instaladas as duas universidades. Falta apenas "uma conversinha", comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O presidente afirmou que quer inaugurar as duas instituições no ano que vem.

Em discurso durante a cerimônia em que assinou a mensagem de envio dos dois projetos de lei ao Congresso, Lula defendeu as ações voltadas aos atletas e aos povos indígenas. Disse que, em relação aos povos originários, que a universidade "é necessária para dar um direito que nunca deveria ter sido tirado".

Também defendeu o papel do Estado no apoio a atletas e aos povos originários. Disse, por exemplo, que o Estado, "ao demarcar uma terra indígena, também deve garantir que poderão viver com decência". Também afirmou que a iniciativa privada, apesar de "boa", "só entra no jogo para ganhar" com os atletas, e não para ajudar sem esperar algum retorno, como o setor público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Não me permito levantar um dia achando que tem uma coisa difícil. O que é difícil é um desafio para tentar fazer. É mais fácil dizer não, no governo também é assim. A cada coisa que você precisa, aparece um burocrata para dizer não, o estatuto não deixa, a lei não deixa, a portaria não deixa, o tribunal de contas não deixa. O País foi feito para não deixar, e eu vim para não deixar e vim para fazer o que tem que ser feito", declarou o presidente da República.

A Universidade Federal do Esporte, por exemplo, terá centros de excelência nas outras regiões (Norte, Nordeste, Sudeste e Sul), além da sede no Distrito Federal. Oferecerá cursos como de técnico de futebol e de gestão do esporte com 3.000 vagas disponíveis e curso de quatro semestres.

A Universidade Federal Indígena terá cursos como gestão ambiental e territorial, gestão de políticas públicas, sustentabilidade socioambiental e promoção das línguas indígenas. A definição dos cursos, nas duas universidades, virá apenas a aprovação dos projetos de lei no Congresso Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline