MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula cancela viagem à China; 120 empresários esperam pelo presidente em Pequim

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria à China, após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e influenza A. Em nota, o governo informou que a visita será remarcada "em nova data", sem informar um novo dia de embarque.

Felipe Frazão e Julia Affonso (via Agência Estado)

·
Escrito por Felipe Frazão e Julia Affonso (via Agência Estado)
Publicado em 25.03.2023, 13:46:00 Editado em 25.03.2023, 13:49:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a viagem que faria à China, após ser diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e influenza A. Em nota, o governo informou que a visita será remarcada "em nova data", sem informar um novo dia de embarque. A equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avisou que ele "não fará a viagem neste momento" por conta do "cancelamento da missão presidencial à China".

continua após publicidade

Lula já havia adiado o embarque da comitiva presidencial por um dia, deste sábado para a manhã de domingo, 26. No entanto, ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estavam em Pequim no aguardo do presidente. Eles participavam de eventos do setor e reuniões de trabalho e institucionais com autoridades do governo chinês. Outros empresários, de áreas como indústrias e comércio, têm desembarque em Pequim previsto para este sábado.

"Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data", informou o governo, neste sábado, 25.

continua após publicidade

Segundo a nota do Palácio do Planalto, Lula foi examinado no Hospital Sirio-Libanês, em Brasília, na quinta-feira, 23, após ter sintomas de gripe. Os médicos, então, diagnosticaram que o presidente tinha "broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento".

"Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral", afirmou a médica Ana Helena Germoglio.

Segundo o governo, as autoridades chinesas já foram informadas do adiamento. Havia expectativa em Pequim e apreensão por causa do estado de saúde de Lula desde a sexta-feira, dia 24, quando a decolagem foi postergada por um dia.

continua após publicidade

Embaixadores discutiam ao telefone sobre a possibilidade adiamento geral da visita de Estado, mas foram informados inicialmente de que o quadro geral era bom e o governo cancelou apenas o primeiro dia de compromissos na China, um fórum promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Auxiliares do presidente dizem que a remarcação depende não só da recuperação completa do presidente brasileiro, após o fim do clico viral e de transmissão da Influenza, como da possibilidade de reagendamento dos compromissos com o chefe de Estado, Xi Jinping.

Havia ainda nos bastidores uma preocupação dos dois lados sobre uma possível transmissão do vírus ao líder chinês. O governo do país asiático tem protocolos rígidos para lidar com a saúde de Xi Jinping. Durante a pandemia da covid-19, ele não deixou o país. Lula seria recebido pelo presidente chinês na terça-feira, dia 28, e teria uma reunião bilateral, além de um banquete em sua homenagem. O vírus da Influenza A estaria ativo durante o encontro. Lula foi diagnosticado em 23 de março e o encontro se daria cinco dias depois. O ciclo viral é de 7 dias.

continua após publicidade

Com o anúncio da hospitalização de Lula, uma opção cogitada era o envio do vice-presidente Geraldo Alckmin, o que provocaria a mudança cerimonial dos compromissos de Estado para o nível de vice-presidentes dos dois países. Mesmo assim, os diplomatas achavam pouco provável por causa da menor dimensão geopolítica e duvidavam que a base do governo aceitasse delegar a Alckmin uma visita com o peso político da China, uma agenda cara ao PT e à esquerda.

Antes da programação da visita, o partido despachou os dirigentes Romênio Pereira e Mônica Valente a Pequim para reuniões com o Partido Comunista Chinês. O presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann, já estava em agendas institucionais na capital chinesa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Lula cancela viagem à China; 120 empresários esperam pelo presidente em Pequim"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!