MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula alimenta peixes no Alvorada com regata e bermuda vermelhas em dia de festa do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na beira do espelho dágua em frente ao Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira, 20. Vestindo regata e bermuda vermelhas, o chefe do Executivo alimentou os peixes do lago da residência oficial da Presid

Juliano Galisi (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliano Galisi (via Agência Estado)
Publicado em 20.03.2024, 11:41:00 Editado em 20.03.2024, 11:46:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na beira do espelho dágua em frente ao Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira, 20. Vestindo regata e bermuda vermelhas, o chefe do Executivo alimentou os peixes do lago da residência oficial da Presidência da República após uma caminhada ao redor do imóvel.

continua após publicidade

O presidente usa o traje vermelho no dia em que o PT fará uma festa para comemorar os 44 anos da legenda, criada em 10 de fevereiro de 1980. O evento ocorre a partir das 20h no Setor de Clubes Esportivos Sul, em Brasília.

Desde setembro do ano passado, quando fez cirurgias no quadril e nas pálpebras, Lula retoma o ritmo das atividades físicas. Na tarde desta terça-feira, 19, o presidente compartilhou um vídeo nas redes sociais em que aparece correndo no Alvorada.

continua após publicidade

No início do mandato do petista, o espelho dágua do Alvorada foi motivo de uma discordância entre a nova gestão e o governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Michelle Bolsonaro, ex-residente do Alvorada enquanto primeira-dama do País, afirmou que os peixes do local haviam morrido após uma operação de limpeza do governo Lula. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) rebateu Michelle, afirmando que a limpeza que causou a morte das carpas, na verdade, foi autorizada e iniciada durante o mandato de Bolsonaro.

Segundo a Secretaria, a limpeza no lago foi autorizada em dezembro de 2022 por Francisco de Assis Lima Castelo Branco, então coordenador-geral de Administração das Residências Oficiais. A operação de limpeza começou no dia 27 de dezembro e terminou em 2 de janeiro de 2023.

"Francisco ordenou a retirada integral da água do espelho dágua para que fosse realizada a limpeza do local e a retirada de objetos", afirmou o governo Lula. "Nesse contexto, a maioria das carpas que viviam ali acabaram morrendo em função da baixa oxigenação da água e também por causa do transporte para colocação no reservatório secundário."

continua após publicidade

Moedas no espelho dágua

Após a limpeza, as moedas que ficavam no fundo do espelho dágua, depositadas por turistas, reduziram-se drasticamente. Michelle afirmou que, ao final do mandato do marido, havia expressado o desejo de recolher as moedas para doá-las a uma instituição de caridade. Segundo o governo Lula, o destino das moedas não havia sido esclarecido e a informação fornecida pela ex-primeira-dama era vaga.

"As informações não são claras", disse o governo. "Atualmente, há pouquíssimas moedas no espelho dágua do Alvorada. Cabe à gestão anterior explicar o que foi feito com elas."

continua após publicidade

'Tem que encher de peixe'

Em janeiro deste ano, a última atividade do recesso do presidente foi um dia de pescaria com os ministros no lago que fica atrás do Alvorada. Em abril de 2023, o petista se queixou que, durante o intervalo entre os mandatos presidenciais que exerceu, os peixes do lago do Alvorada "sumiram".

Na ocasião, Lula disse, em tom de brincadeira, que a "primeira tarefa" de André de Paula, ministro da Pesca, seria encher o lago novamente. "Tinha muita lama porque tinha muito tempo que não se limpa. Limpou e ficou seco. E agora precisa encher de peixe", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula alimenta peixes no Alvorada com regata e bermuda vermelhas em dia de festa do PT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!