MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula afirma que Forças Armadas farão 'esforço' para despolitizar militares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 21, que tem a garantia do comando das Forças Armadas de que haverá um 'esforço' para despolitizar as tropas e que vai discutir com o Congresso o envio de um projeto de lei que garanta que o

Ana Luiza Antunes, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Ana Luiza Antunes, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 21.03.2023, 17:01:00 Editado em 21.03.2023, 17:07:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, 21, que tem a garantia do comando das Forças Armadas de que haverá um 'esforço' para despolitizar as tropas e que vai discutir com o Congresso o envio de um projeto de lei que garanta que o militar vá para a reserva caso deseje ingressar na vida política.

continua após publicidade

"Tenho hoje a palavra das três Forças de que vai ter um esforço muito grande para despolitizar as Forças Armadas", disse Lula em entrevista à TV 247. Segundo ele, não se pode usar os militares para "fazer política". "É uma instituição que tem o compromisso de garantir a soberania nacional (...). Esse é o papel das Forças Armadas e elas têm que atender ao presidente independentemente do partido, dentro das regras estipuladas na constituição", disse.

O PT já articula a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para reformular o artigo 142, de forma a proibir a participação de militares da ativa em cargos públicos e acabar com operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO). Apesar do Planalto resistir à ideia, Lula já havia se reunido na última quarta-feira, 15, com a cúpula da Marinha na tentativa de se aproximar dos militares.

continua após publicidade

Desde que assumiu a Presidência pela terceira vez, Lula tem promovido uma 'desbolsonarização' do governo. Esse processo atingiu os militares que tinham cargos na esfera federal na gestão de Jair Bolsonaro. Logo após primeiros dias de governo, a equipe de Lula começou a retirar militares da ativa e da reserva de cargos políticos.

Questionado sobre as consequências aos militares envolvidos no 8 de janeiro, Lula pontuou que todos "serão punidos pela Justiça Civil e não pela Justiça Militar", e que fará o que tiver que fazer. O discurso se assemelha à manifestação do presidente do Supremo Tribunal Militar (STM), tenente brigadeiro Francisco Joseli Parente Camelo, no qual declarou que qualquer questão jurídica no País deve passar pela avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF), de maneira a garantir a manutenção do estado de direito.

'Nunca acreditei em tentativa de golpe'

continua após publicidade

Ainda na percepção do presidente, os atos antidemocráticos deflagrados no dia 8 de janeiro haviam sido planejados por seu antecessor para acontecer no dia da posse, em 1º de janeiro. "Eu nunca acreditei em uma tentativa de golpe. Na minha cabeça, Bolsonaro tinha pensado aquilo para o dia 1º", declarou.

"Acontece que no dia 1º tinha muita gente e eles resolveram recuar e fizeram no dia oito." Sobre a possibilidade do ex-presidente ser preso, Lula apontou que não é de responsabilidade do presidente da República determinar se o ex-chefe de Estado deve ou não ser preso. "Eu quero que ele tenha a presunção de inocência que eu não tive. Se ele for julgado culpado, que ele pague o preço da sua culpabilidade", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula afirma que Forças Armadas farão 'esforço' para despolitizar militares"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!