MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lira volta a defender que 2034 seria adequado para adoção do sempresidencialismo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, voltou a defender nesta segunda-feira, 6, sua simpatia pelo semipresidencialismo. Ele reafirmou que 2034 seria adequado para o País adotar o regime sempresidencialista. Lira, que fala nesta manhã sobre a

Francisco Carlos de Assis e Iander Porcella (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis e Iander Porcella (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2023, 11:32:00 Editado em 06.03.2023, 11:37:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, voltou a defender nesta segunda-feira, 6, sua simpatia pelo semipresidencialismo. Ele reafirmou que 2034 seria adequado para o País adotar o regime sempresidencialista. Lira, que fala nesta manhã sobre a reforma tributária em evento organizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), lembrou que a Constituição Federal é semiparlamentarista, mas que o elevado número de partidos políticos no País inviabiliza a adoção do semipresidencialismo. "Nossa Constituição é semiparlamentarista, mas não temos como ser semipresidencialista por causa do grande número de partidos", disse.

continua após publicidade

Semipresidencialismo, ou sistema executivo dual, é um sistema de governo no qual o presidente partilha o poder Executivo com um primeiro-ministro e um conselho de ministros.

Lira também disse que o novo Parlamento tem se mostrado mais liberal que a legislatura anterior, mas que esse perfil dos congressistas será confirmado a partir dos próximos dias, quando começarão a ser formadas as comissões especiais na Câmara. De qualquer forma, segundo o presidente da Casa, o ano de 2023 será marcado por muitos desafios para os deputados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lira volta a defender que 2034 seria adequado para adoção do sempresidencialismo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!