Mais lidas

    Política

    Voto Impresso

    Lira defende voto impresso em visita ao nordeste

    Lira defende voto impresso em visita ao nordeste
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 13.05.2021, 17:07:56 Editado em 13.05.2021, 17:07:54
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Arthur Lira, (PP) presidente da Câmara dos Deputados, confirmou nesta quinta-feira, (13) que iniciará uma comissão na Câmara dos Deputados para avaliar a implementação de urnas eletrônicas com módulo impressor de voto nas próximas eleições.

    "Nós queremos votar e ter a certeza de que esse voto é confirmado da maneira com que a gente colocou", disse Lira.

    "Deve estar sendo instalada hoje a comissão na Câmara dos Deputados para que a gente possa votar no plenário e, daí, mandar para o Senado em tempo hábil para que as providências sejam tomadas e a voz da população seja ouvida. Nós queremos votar e ter a certeza de que esse voto é confirmado da maneira com que a gente colocou", afirmou o presidente da Câmara.

    Não há comprovação de que as urnas eletrônicas apresentem problemas na validação dos votos. Segundo o Fato ou Fake, notícias propagadas sobre o assunto no WhatsApp são mentira. As urnas eletrônicas passam por auditorias nos dias das eleições, processo pode ser acompanhado por cidadãos e partidos políticos.

    Presidente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, também integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta que as urnas "não são um problema" e que "nunca se documentou fraude" em 25 anos de uso nas eleições.

    "As urnas eletrônicas ajudaram a superar os ciclos da vida brasileira que vêm desde a República Velha, em que as fraudes se acumulavam", diz o ministro. Antes, ao Blog do Camarotti, Barroso classificou que a aprovação do voto impresso criará "caos no sistema que funciona muitíssimo bem".

    Bolsonaro chama Lira de 'pai' do voto impresso

    A declaração de Lira aconteceu durante a inauguração do trecho IV do Canal do Sertão, no município alagoano de São José da Tapera, na companhia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Conforme o Blog da Ana Flor, Bolsonaro indicou logo após a eleição de Lira e a Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, que o voto impresso está entre os projetos prioritários do poder Executivo.

    Bolsonaro elogiou o presidente da Câmara ao comemorar a criação da comissão para tratar do assunto. "O voto impresso tem nome, né?! Mãe é a deputada Bia Kicis [presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara], lá de Brasília, pai é o Arthur Lira, que instalou a comissão no dia de ontem. Parabéns, Arthur!", disse o presidente da República.

    O evento foi o terceiro ponto de parada da comitiva presidencial em Alagoas. Pela manhã, Bolsonaro participou da inauguração de um conjunto habitacional no Benedito Bentes e depois da entrega do viaduto na rotatória da antiga PRF, entre a BR-316 e a BR-104.

    Com informações: G1

    Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lira defende voto impresso em visita ao nordeste"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.