MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lessa: Domingos Brazão disse que ex-chefe da Civil era 'carta branca' para matar Marielle

Apontado como chefe de um esquema 'estrutural' de corrupção na Delegacia de Homicídios do Rio, o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa fez uma 'exigência' durante o planejamento do assassinato da vereadora Marielle Franco, idealizado e encomendado pel

Pepita Ortega e Fausto Macedo (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega e Fausto Macedo (via Agência Estado)
Publicado em 24.03.2024, 17:37:00 Editado em 24.03.2024, 17:44:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apontado como chefe de um esquema 'estrutural' de corrupção na Delegacia de Homicídios do Rio, o ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa fez uma 'exigência' durante o planejamento do assassinato da vereadora Marielle Franco, idealizado e encomendado pelos irmãos Brazão, segundo a Polícia Federal. Ele demandou que a parlamentar não fosse executada em trajeto de deslocamento de ou para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, porque a conotação política do homicídio seria evidenciada.

continua após publicidade

A informação foi revelada pelo ex-PM Ronnie Lessa, apontado como autor dos disparos que vitimaram Marielle e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Lessa narrou aos investigadores que ouviu a 'exigência' de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio. Segundo o delator, Domingos 'deixou bem claro que ele (Rivaldo) é a carta branca' para o crime'.

"Ele deixa bem claro que ele (Rivaldo) é a carta branca, que é muito melhor o pré-pago que acertar antes do crime né, você acerta antes o crime do que esperar um bote, foram os termos dele. É melhor pré-pago do que disputar um bote, porque o bote sai mais caro", narrou Lessa aos investigadores da Operação Murder Inc.

continua após publicidade

Lessa disse ter sentido bastante 'firmeza' após Domingos relatar o envolvimento de Rivaldo no planejamento do homicídio de Marielle, pela 'magnitude da coisa'. "Está lidando com o diretor da DH. Se o diretor da DH faz uma exigência dessa, na minha concepção ele já tem uma linha traçada para desviar o assunto. Porque se não pode ser daquela forma ali na Câmara de Vereadores, é justamente pra não chamar atenção de quem: de vereadores. Então se vem a partir de casa pode ser qualquer outro motivo, talvez é o que ele fosse traçar".

O delator narrou que aceitou matar Marielle porque os 'irmãos Brazão expressamente afirmaram que o então chefe da Divisão de Homicídios da PCERJ teria contribuído para preparação do crime, colaborando ativamente na construção do plano de execução e assegurando que não haveria atuação repressiva por parte da Polícia Civil'.

"Posteriormente à execução dos crimes, Rivaldo, que passara a ocupar a função de Chefe de Polícia da PCERJ, indicou o delegado Giniton Lages para as investigações, ajustando com a autoridade policial que as investigações deveriam ser dirigidas de forma a não revelar os mandantes do crime", argumentou a Procuradoria-Geral da República ao concordar com as prisões de Rivaldo e dos irmãos Brazão, realizadas neste domingo, 24.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lessa: Domingos Brazão disse que ex-chefe da Civil era 'carta branca' para matar Marielle"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!