MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Juíza prorroga prisão de 2 do PCC ligados a plano de sequestro de Moro

A juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba, que decretou a ordem de prisão de nove membros do Primeiro Comando Capital (PCC) que planejavam sequestrar o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e sua família, manteve dois deles no regime de prisã

Isabella Alonso Panho - Especial para o jornal O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

·
Escrito por Isabella Alonso Panho - Especial para o jornal O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 27.03.2023, 13:36:00 Editado em 27.03.2023, 13:43:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Federal de Curitiba, que decretou a ordem de prisão de nove membros do Primeiro Comando Capital (PCC) que planejavam sequestrar o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e sua família, manteve dois deles no regime de prisão temporária. Em decisão proferida no domingo, 26, ela determinou que Reginaldo Oliveira de Sousa ('Re') e Valter Lima Nascimento ('Guinho') permaneçam mais cinco dias detidos.

continua após publicidade

Os dois participaram de uma videochamada, junto com outros integrantes da facção, cujo objetivo seria planejar o atentado.

Para a Polícia Federal, eles fazem parte do alto escalão do PCC e integram um grupo chamado 'Restrita', mentor do atentado.

continua após publicidade

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, Valter Lima do Nascimento, o 'Guinho', está diretamente vinculado ao traficante 'Fuminho', um dos maiores fornecedores de drogas para o PCC, além de ser apontado como o responsável por planejar um ousado plano de resgate do chefão da facção, o Marcola, que envolvia o uso de aeronaves, blindados e metralhadoras.

Reginaldo Oliveira de Sousa, vulgo 'Re', é apontado como integrante das 'equipes' do PCC voltadas para os grandes assaltos de bancos e ataques contra a Polícia.

Ao pedir a revogação da prisão de 'Re', seu advogado Claudio Reimberg argumentou que ele é réu primário, tem residência fixa e é arrimo de família, 'principal responsável pelo sustento de sua companheira e de seus filhos, sendo um deles portador de deficiência'.

continua após publicidade

O advogado Jonas Sousa de Melo, que defende 'Guinho', alegou que, em janeiro, seu cliente estava preso e que a única prova que paira sobre ele é o print da videochamada.

Inicialmente, a Polícia Federal pediu que a prisão preventiva de Reginaldo Oliveira de Sousa e Valter Lima Nascimento fosse prorrogada por mais trinta dias.

O Ministério Público Federal se manifestou no sentido contrário. "Este órgão do MPF pronuncia-se pelo deferimento do pedido de revogação da prisão cautelar de Valter Lima", solicitou o procurador da República José Soares. A mesma manifestação foi apresentada no processo de 'Re'.

continua após publicidade

A decisão de Gabriela Hardt argumenta que a apuração da PF demonstrou "que os investigados ocupam posição de liderança, sendo reconhecidos pelo uso de meios violentos para consecução de seus interesses espúrios".

A manutenção dos dois presos é para "evitar a destruição de provas, coação e até mesmo ameaça à integridade de testemunhas", afirma a magistrada.

continua após publicidade

A decisão também tratava dos pedidos de prisão de Patric Uelinton Salomão ('Forjado') e Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan ('El cid'). Contudo, como eles ainda não foram encontrados, a juíza entendeu que a análise dos pedidos estava prejudicada. Os dois pertenceriam à liderança da facção.

Até o momento, dentre os nove presos na Operação Sequaz, apenas Aline Lima Paixão conseguiu o direito de ficar em liberdade, por ter filhos menores de doze anos. Ela terá que usar tornozeleira eletrônica, ficar dentro de casa no período noturno e está proibida de ter contato com os outros investigados.

Aline Arndt Ferri, que teria compilado os dados sobre a família de Sérgio Moro, apresentou neste domingo um pedido de concessão de liberdade.

Ela e Cíntia Melesqui (vulgo 'Luana', que seria responsável pelas diligências em campo da quadrilha) aguardam deliberação da Justiça.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Juíza prorroga prisão de 2 do PCC ligados a plano de sequestro de Moro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!