MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Juiz apoiado por Toffoli é o mais votado em lista do STJ para preencher vagas na Corte

O juiz apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi o mais votado em lista que está sendo definida nesta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desembargador Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), r

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 23.08.2023, 11:58:00 Editado em 23.08.2023, 12:01:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O juiz apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi o mais votado em lista que está sendo definida nesta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O desembargador Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), recebeu 19 votos. A Corte define nesta quarta-feira, 23, os nomes que serão enviados para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomear dois ministros da classe dos desembargadores.

continua após publicidade

A Corte agora realiza a segunda rodada de votação para definir, entre os seis mais votados, os outros três nomes que vão compor a lista. Isso porque cada um deve receber no mínimo 17 votos, e somente Adamek ultrapassou a cota.

Depois de Adamek, os mais votados foram os desembargadores Elton Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), 16 votos; José Afranio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), com 15 votos; e Honório Gomes, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), com 10 votos.

continua após publicidade

O candidato favorito do ministro Alexandre de Moraes, Airton Vieira, também do TJ-SP, recebeu sete votos e não foi para a segunda rodada.

As duas vagas reservadas a desembargadores foram abertas com a aposentadoria do ministro Jorge Mussi e a morte do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Para essas vagas, 57 juízes se candidataram.

A Corte ainda vai realizar a votação para outra vaga, reservada a um representante da advocacia. O STJ vai reduzir a três nomes uma lista sêxtupla enviada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A favorita é a advogada brasiliense Daniela Teixeira, apoiada pelo grupo Prerrogativas, próximo ao PT.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Juiz apoiado por Toffoli é o mais votado em lista do STJ para preencher vagas na Corte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!