MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Judiciário não poder ser 'envolvido em desavenças políticas', diz ministro do STM

O ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), disse que o Poder Judiciário não pode ser "envolvido" em "desavenças políticas" entre o Executivo e o Legislativo."Vão ao Judiciário tentar impor uma pecha de responsabilidade", afirmou em

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.05.2022, 16:38:00 Editado em 17.05.2022, 16:43:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), disse que o Poder Judiciário não pode ser "envolvido" em "desavenças políticas" entre o Executivo e o Legislativo.

continua após publicidade

"Vão ao Judiciário tentar impor uma pecha de responsabilidade", afirmou em transmissão ao vivo nas redes sociais. A live debateu a aplicação do Direito na pandemia de covid-19.

Na avaliação do ministro, o Judiciário não deve interferir em políticas públicas "excepcionais" para conter a crise sanitária, exceto em casos de "grave violação" de direitos fundamentais.

continua após publicidade

"Políticas públicas em estado de excepcionalidade devem ser conduzidas pelo Executivo", disse.

Barroso Filho afirmou que, quando o Brasil se viu diante da pandemia, havia uma "clara imaturidade político-social". Ele também criticou a "polarização entre impactos na saúde e impactos na economia".

"Nós estamos muito mal no enfrentamento", criticou. "É claro que existe uma primazia de saúde. Mas devemos buscar um conjunto de medidas que causem o menor dano possível à saúde e o menor dano possível à economia."

continua após publicidade

O ministro também criticou as disputas travadas entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os governadores na definição das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

"Estamos numa crise tão grande como essa e estamos oferecendo conflito federativo", disse. "Nesse caso específico, está clara a necessidade de atuação do Judiciário."

Ele lembrou, por exemplo, que o Supremo Tribunal Federal (STF) precisou reafirmar a autonomia dos Estados para determinar medidas de isolamento no auge da pandemia.

continua após publicidade

O ministro do STM ainda defendeu que o "ativismo judicial" é apenas a "tomada de decisões pelo juiz".

"O ativismo é bom. É tudo que se espera de um juiz, que ele seja ativo na pacificação dos conflitos conforme a lei", disse. "Toda vez que ele o magistrado sai do sistema, não é um ativismo, é um ato que extrapola, é um ato de ilegitimidade, o Judiciário não pode realmente aceitar de fato esse tipo de conduta."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Judiciário não poder ser 'envolvido em desavenças políticas', diz ministro do STM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!