MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

José Fortunati desiste de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre

A quatro dias da eleição, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PTB) anunciou nesta quarta-feira (11) sua retirada da disputa pela Prefeitura da capital gaúcha. A desistência começou a ser discutida ainda na segunda-feira, 9, quando o Tribunal Reg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.11.2020, 12:49:00 Editado em 11.11.2020, 12:55:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A quatro dias da eleição, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PTB) anunciou nesta quarta-feira (11) sua retirada da disputa pela Prefeitura da capital gaúcha. A desistência começou a ser discutida ainda na segunda-feira, 9, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul indeferiu a candidatura de seu vice, André Cecchini (Patriota), por ter se filiado fora do prazo legal. Mesmo com nome nas urnas, os votos direcionados para chapa não serão totalizados.

continua após publicidade

Em "live" realizada nesta manhã, Fortunati considerou "ilegal" a decisão do TRE, por ter julgado às vésperas do pleito a candidatura do vice, sem haver tempo hábil para eventual troca na chapa. "Não nos resta alternativa. Para não criarmos insegurança jurídica no processo eleitoral, me dói muito dizer, mas nós não vamos prosseguir nesta caminhada", disse Fortunati, indo às lágrimas.

Embora houvesse a possibilidade de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar disputar as eleições sub judice, o prazo exíguo e a baixa possibilidade de reversão levaram o PTB a retirar a candidatura. Em função da desistência, o tempo para propaganda de rádio e televisão terá que ser recalculado entre demais postulantes.

continua após publicidade

Ainda nesta quarta-feira, o PTB deve selar apoio à campanha de Sebastião Melo (MDB). Fortunati e Melo estavam tecnicamente empatados na segunda colocação, com 13% e 14% das intenções de voto, respectivamente, segundo pesquisa Ibope de 29 de outubro. Fortunati e Melo disputavam com o prefeito Nelson Marchezan Junior (PSDB), que também aparece com 14% nesse levantamento, uma vaga no segundo turno para possivelmente enfrentar Manuela D'Ávila (PCdoB), que lidera a preferência dos eleitores com 27%. Melo foi vice prefeito na gestão de Fortunati. Com o saída de Fortunati, 12 candidatos disputam a Prefeitura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "José Fortunati desiste de candidatura à Prefeitura de Porto Alegre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!