MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Jair Renan anuncia pré-candidatura a vereador de Balneário Camboriú em bingo beneficente

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, anunciou sua pré-candidatura a vereador de Balneário Camboriú (SC). Em breve discurso em um bingo beneficente de uma escola de cães-guia, o "04" se colocou à disposição para ajudar a instituição e

Juliano Galisi (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliano Galisi (via Agência Estado)
Publicado em 08.03.2024, 15:50:00 Editado em 08.03.2024, 15:56:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, anunciou sua pré-candidatura a vereador de Balneário Camboriú (SC). Em breve discurso em um bingo beneficente de uma escola de cães-guia, o "04" se colocou à disposição para ajudar a instituição e usou um jargão do pai.

continua após publicidade

Jair Renan é natural do Rio de Janeiro, mas reside na cidade do litoral catarinense, onde exerce, desde março de 2023, a função de auxiliar parlamentar em escritório de apoio ao senador Jorge Seif (PL-SC). "Sou morador de Balneário Camboriú e pré-candidato", disse o filho de Bolsonaro, vestindo uma camiseta da banda de rock AC/DC, bermuda e chinelos.

"O que vocês precisarem, estou de pé aqui, é só pedir para mim", disse Jair Renan à plateia. "Tá ok?", encerrou, em referência a um dos bordões do pai. Ele ainda não está filiado a um partido político, requisito para a candidatura.

continua após publicidade

Segundo informações do jornal O Globo, o filho do ex-chefe do Executivo deve se filiar ao PL, partido do pai e de Jorge Seif, ainda em março. O prazo para ingressar em uma legenda e concorrer ao cargo neste ano é 6 de abril.

Denunciado for falsidade ideológica

Jair Renan é investigado pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro e foi indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal em fevereiro. Segundo os investigadores, o filho do ex-presidente teria falsificado os boletins de faturamento da empresa RB Eventos e Mídia para angariar um empréstimo bancário.

continua após publicidade

Jair Renan foi alvo de mandados de busca e apreensão, e o apartamento em que reside em Balneário Camboriú foi vasculhado pela polícia.

No mês passado, o advogado Admar Gonzaga, que defende Jair Renan, informou que não desejava se manifestar sobre o indiciamento de seu cliente. Em agosto, à época da operação, ele informou que o filho do presidente relatou estar "surpreso, mas absolutamente tranquilo com o ocorrido".

Filhos de Bolsonaro na política

continua após publicidade

Se os planos da pré-candidatura seguirem adiante, Jair Renan será o quarto filho de Jair Bolsonaro a adentrar na política, somando-se aos três que já ocupam cargos públicos: Flávio, senador do Rio de Janeiro pelo Republicanos; Carlos, vereador do Rio pelo Republicanos; e Eduardo, deputado de São Paulo pelo PL. O ingresso dos filhos em cargos políticos foi patrocinada durante o período que Jair atuava na Câmara.

Flávio, o "01", não foi o primeiro a disputar um cargo eletivo. O primeiro a traçar uma carreira semelhante a do pai foi Carlos, que concorreu a vereador do Rio, em 2000, com apenas 17 anos, tornando-se, na ocasião, o mais jovem a ocupar o cargo no País. O filho "02" foi eleito pelo então Partido Progressista Brasileiro (PPB, hoje PP) e, na posse, fez uma paródia com a sigla: "Falo não em nome do Partido Progressista, mas em nome do Partido do Papai Bolsonaro". Desde então, emendou mais seis mandatos consecutivos na Câmara Municipal carioca.

continua após publicidade

Flávio, o mais velho entre os cinco filhos do ex-presidente, ingressou na política em 2002, concorrendo a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Venceu a disputa e, apesar de não ter sido eleito tão jovem quanto Carlos, conciliou a faculdade de Direito com as funções de legislador nos primeiros anos de mandato. Flávio permaneceu na Alerj até 2018, quando foi eleito para o Senado.

Eduardo, o "03", entrou para a política em 2015, como deputado federal por São Paulo, cargo que ocupa desde então.

Jair Renan queria 'aproveitar a vida' até 2028

Jair Renan tem 25 anos e, até a eleição presidencial do pai, em 2018, era discreto sobre suas pretensões políticas. Em 2020, passou a cogitar a carreira, dizendo a internautas que "talvez" concorresse a algum cargo eletivo. Em 2022, em entrevista à Jovem Pan, afirmou que pretendia ser político, mas gostaria de seguir "aproveitando a vida" antes de tentar disputar uma eleição.

"Eu almejo entrar na política, mas só em 2028 agora. Até lá, vou aproveitando a vida como filho do homem aí (Jair Bolsonaro)", afirmou. Com o anúncio de quarta-feira, Jair Renan pode se adiantar em quatro anos em relação ao ano que havia mencionado na entrevista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Jair Renan anuncia pré-candidatura a vereador de Balneário Camboriú em bingo beneficente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!