MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Intimado ex-comandante militar do Planalto para depor em ação penal sobre tentativa de golpe

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes intimou o general Gustavo Henrique Dutra, ex-chefe do comando militar do Planalto, a depor na tarde da próxima segunda-feira, 2. Dutra é testemunha do ex-ministro da Justiça Anderson Torres

Levy Teles (via Agência Estado)

·
Escrito por Levy Teles (via Agência Estado)
Publicado em 29.05.2025, 14:22:00 Editado em 29.05.2025, 14:29:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes intimou o general Gustavo Henrique Dutra, ex-chefe do comando militar do Planalto, a depor na tarde da próxima segunda-feira, 2. Dutra é testemunha do ex-ministro da Justiça Anderson Torres na ação penal que investiga tentativa de golpe de Estado e já faltou a um depoimento.

continua após publicidade

O advogado de Torres, Rafael Viana, disse que não conseguiu convencer o general a participar e justificou o pedido de intimação porque Dutra é uma "figura relevante" para entender o que aconteceu nos dias anteriores ao 8 de Janeiro.

"Ele poderá provar que no dia 6 de janeiro de 2023 já havia uma desmobilização nos acampamentos, e de que o cenário naquela manhã era um cenário de que não poderia haver atos de vandalismo?, afirmou Viana.

continua após publicidade

O pedido foi acolhido por Moraes, relator da ação penal.

O Comando Militar do Planalto, tem, entre ouras missões, coordenar e executar ações relativas à guarda presidencial, contribuir com as ações de planejamento e execução relativas à segurança do presidente e participar na dissuasão de ameaças aos interesses nacionais. O general Dutra ocupou a função de abril de 2022 até março de 2023.

Como mostrou o Estadão, Dutra, como comandante militar do Planalto, deu a ordem para desmontar o acampamento golpista na frente do Quartel-General do Exército, mas não avisou o então comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.

"O Dutra é um irresponsável, um maluco. Mandei cancelar a operação", disse Freire Gomes a integrantes do Alto Comando do Exército, no dia 29 de dezembro de 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Intimado ex-comandante militar do Planalto para depor em ação penal sobre tentativa de golpe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!