MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Impasse leva Bivar e Tebet a adiarem jantar da 'terceira via' com Doria

Em mais um sinal da dificuldade dos partidos da chamada terceira via de chegarem a um entendimento na disputa presidencial, os líderes do MDB, PSDB, União Brasil e os pré-candidatos das legendas decidiram adiar um jantar que aconteceria nesta segunda-feir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.04.2022, 20:48:00 Editado em 24.04.2022, 20:56:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em mais um sinal da dificuldade dos partidos da chamada terceira via de chegarem a um entendimento na disputa presidencial, os líderes do MDB, PSDB, União Brasil e os pré-candidatos das legendas decidiram adiar um jantar que aconteceria nesta segunda-feira, 25, em São Paulo para definir as regras e o calendário do colegiado.

continua após publicidade

Uma nota divulgada pela assessoria do ex-governador João Doria, pré-candidato do PSDB, informou que o encontro foi adiado a pedido da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e do deputado Luciano Bivar (UB-PE), ambos pré-candidatos.

No comunicado, Doria disse que o momento exige "união": "Separados seremos derrotados e isso só interessa aos extremistas", afirmou o tucano.

continua após publicidade

Impasse na 'terceira via'

Até o momento, os três pré-candidatos não chegaram a um entendimento sobre os critérios de escolha para o nome da "terceira via" para concorrer ao Palácio do Planalto.

O grupo de Doria defende a contratação de uma uma pesquisa de intenção de voto quantitativa que, segundo o paulista, seria "incontestável". No entanto, o MDB e o União Brasil resistem, por avaliarem que a rejeição do tucano é muito grande.

continua após publicidade

Além disso, em sabatina do jornal Folha de S. Paulo/Uol, a pré-candidata do MDB descartou a possibilidade de ser vice caso não seja escolhida para cabeça de chapa na corrida presidencial. "Se abrir mão da pré-candidatura à Presidência e aceitar o papel de vice, eu estaria aí diminuindo o espaço da mulher na política", disse Tebet.

A questão do calendário também causa impasse. Pelo acerto inicial, a escolha do pré-candidato aconteceria em 18 de maio, mas grupos do União Brasil defendem que esse prazo seja antecipado para o dia 6.

Por outro lado, no PSDB prevalece a tese de que o melhor é adiar. Afinal, as inserções de Doria na televisão serão exibidas a partir de 26 de abril e o partido aposta nelas para melhorar o desempenho do pré-candidato nas próximas pesquisas.

continua após publicidade

Definição no PSDB

A própria pré-candidatura de Doria pelo partido tucano teve seus percalços nas últimas semanas, enquanto o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite se movimentava dentro do PSDB em busca de aliados para possibilitar uma candidatura à presidência.

No entanto, em carta divulgada na sexta-feira, 22, Leite recuou e lembrou que o ex-governador de São Paulo o derrotou nas prévias do partido. Para o gaúcho, uma candidatura diferente pelo PSDB dependeria de uma decisão de Doria. Ele ainda disse que se colocaria "com toda a disposição para auxiliar na construção suprapartidária de uma alternativa para o Brasil"

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Impasse leva Bivar e Tebet a adiarem jantar da 'terceira via' com Doria"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!