MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Grupo ligado à Força Sindical promove evento de apoio a Nunes e minimiza acerto com Bolsonaro

Lideranças da Força Sindical minimizaram a aproximação de Ricardo Nunes (MDB) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento de promoção do prefeito junto a trabalhadores da construção civil de São Paulo nesta segunda-feira, 22. A entidade sindical se

Samuel Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Samuel Lima (via Agência Estado)
Publicado em 22.01.2024, 15:02:00 Editado em 22.01.2024, 15:08:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Lideranças da Força Sindical minimizaram a aproximação de Ricardo Nunes (MDB) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento de promoção do prefeito junto a trabalhadores da construção civil de São Paulo nesta segunda-feira, 22. A entidade sindical se opôs a Bolsonaro durante todo o seu mandato, acusando-o de atacar direitos sociais e de negacionismo na pandemia. Nomes históricos do movimento, no entanto, defendem uma aliança com Nunes e entendem que a oficialização da entrada do PL de Bolsonaro na chapa do prefeito não compromete a decisão.

continua após publicidade

"Eu conheço o Ricardo há muitos anos. Ele nunca foi um cara de direita. É um cara de centro, que aglutinou em volta dele o maior conjunto de partidos que São Paulo já viu", declarou o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade), presidente de honra da Força Sindical. "É uma experiência importante no Brasil essa capacidade de trazer pessoas da extrema-direita à esquerda. Não tem problema o apoio de um partido de direita. O que importa para nós é que você está cuidando de São Paulo".

Nunes, por sua vez, declarou que "a democracia verdadeira é a que você dialoga com todo mundo e respeita os posicionamentos" e aproveitou o discurso para se afastar de posicionamentos radicais de Bolsonaro, como o viés antivacina. "Durante a pandemia, na nossa cidade, não faltou enfermaria, UTI, oxigênio para ninguém e nos tornamos a capital mundial da vacina."

continua após publicidade

O evento com trabalhadores da construção civil é visto como uma tentativa de Paulinho da Força e do Solidariedade, que anunciou apoio a Nunes na semana passada, de estender esse aval para a Força Sindical como um todo. Seria um contraponto da campanha do prefeito a outros movimentos sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que estão com o seu principal adversário na disputa, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, não compareceu ao encontro. Ele faz parte do chamado "Conselhão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recentemente teve encontro com os ministros Luiz Marinho, do Trabalho, e Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, em Brasília.

O Solidariedade, uma legenda de centro-esquerda, fez campanha para Lula nas eleições de 2022 contra Bolsonaro, mas rompeu com o PT em São Paulo por conta de "promessas não cumpridas", nas palavras de Paulinho da Força, sem maiores detalhamentos. O deputado elogiou o prefeito nesta segunda-feira pelo programa de obras habitacionais e de recapeamento, além de cursos profissionalizantes. Alfinetou ainda a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice de Boulos no pleito, dizendo que seu governo "só fazia imposto", e apoiou a escolha de Aldo Rebelo, "um esquerdista que tem relação com todo o mundo político no Brasil", para o seu lugar na Secretaria de Relações Internacionais.

continua após publicidade

Além do deputado, o presidente do Sindicato de Trabalhadores da Construção Civil, Ramalho da Construção (PSD), e o ex-deputado Luiz de Medeiros, um dos fundadores da Força Sindical, e Wilma Campos Machado, viúva do ex-deputado estadual Campos Machado e ligada ao Avante, estiveram presentes no auditório. Ramalho e Wilma apareceram em pôsteres sugerindo candidatura nas eleições de outubro; na entrada, os convidados receberam camisetas com o nome do primeiro.

Convocação contra a Enel

Paulinho da Força sinalizou ainda que usará o mandato parlamentar em Brasília para comprar uma briga do prefeito Ricardo Nunes contra a Enel, concessionária de energia elétrica em São Paulo, diante da crise dos apagões. O parlamentar anunciou que pretende articular uma convocação da empresa e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para prestar explicações na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Anunciou ainda que deve entregar, junto com o prefeito, uma denúncia no Tribunal de Contas da União (TCU), em fevereiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Grupo ligado à Força Sindical promove evento de apoio a Nunes e minimiza acerto com Bolsonaro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!