MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo recebe 24 propostas de agências interessadas em gerir redes sociais do Executivo

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) recebeu 24 propostas de agências interessadas em assumir a gestão das redes sociais do governo federal. O edital da licitação, aberto em janeiro, prevê pagar um total de quase R$197 milhões por ano

Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Julia Camim, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 13.03.2024, 18:14:00 Editado em 13.03.2024, 18:20:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) recebeu 24 propostas de agências interessadas em assumir a gestão das redes sociais do governo federal. O edital da licitação, aberto em janeiro, prevê pagar um total de quase R$197 milhões por ano para as empresas contratadas.

continua após publicidade

Segundo o edital, as agências terão que moderar e gerenciar os conteúdos publicados nas redes sociais dos Ministérios e das pastas que integram a Presidência. A Secom quer usar o serviço das agências para identificar os conteúdos que manifestam ideias a favor e contra o governo, além de atender "ao princípio da publicidade e ao direito à informação, por meio de ações de comunicação digital que visam difundir ideias e princípios, posicionar instituições e programas, disseminar iniciativas e políticas públicas, informar e orientar o público em geral".

Uma das demandas do governo é que as empresas utilizem "técnicas de machine learning e A.I (inteligência artificial) para realizar a análise de sentimento de notícias de interesse do Governo Federal". Outro requisito para seleção é realizar pesquisas "de alta intensidade" nas redes sociais sobre temas relacionados ao governo. Essas ações mapeiam, por exemplo, a recepção das ações do presidente Lula e de seus ministros no ambiente digital.

continua após publicidade

Com os contratos, espera-se atingir a população de forma mais ágil e assertiva, além de possibilitar uma comunicação própria voltada para grupos e regiões específicas do Brasil. O valor da licitação será usado pelas empresas no primeiro ano para:

- Prospectar, planejar, desenvolver e implementar soluções de comunicação digital no Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM);

- Moderar conteúdos e perfis em plataformas de redes sociais, analisar e desenvolver propostas estratégicas de comunicação a partir de uma base de inteligência de dados;

continua após publicidade

- Criar e executar projetos, ações e produtos de comunicação digital do SICOM;

- Implementar novas formas de comunicação a fim de expandir os efeitos da ação de comunicação digital do Executivo.

A iniciativa pode beneficiar a aprovação de Lula, que alcançou, neste mês, seu pior resultado desde o início do mandado. O governo, segundo pesquisa do Ipec, é avaliado positivamente por 33% da população, enquanto 32% considera a terceira gestão do presidente ruim ou péssima.

continua após publicidade

Com grande participação de parlamentares de oposição ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais, a direita garante forte engajamento nas plataformas, o que pode colaborar para o grande número de menções negativas em relação a Lula.

No caso da fala do presidente em que ele comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, 68% das menções, que atingiram em média 59 milhões de pessoas por dia, eram negativas, segundo pesquisa do instituto Quaest.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo recebe 24 propostas de agências interessadas em gerir redes sociais do Executivo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!