MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governador afastado do Tocantins renuncia para escapar de impeachment

O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), renunciou ao cargo por volta das 14h43 desta sexta-feira, 11. A Carta de Renúncia foi protocolada pela defesa do agora ex-governador três horas antes do segundo turno de votação do parecer do relat

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2022, 17:54:00 Editado em 11.03.2022, 18:00:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), renunciou ao cargo por volta das 14h43 desta sexta-feira, 11. A Carta de Renúncia foi protocolada pela defesa do agora ex-governador três horas antes do segundo turno de votação do parecer do relator, deputado Júnior Geo (Pros), que encaminha o processo de impeachment do político para análise do Tribunal Misto, a ser formado na próxima semana. Na primeira votação, na quinta-feira, os 24 deputados votaram a favor e o segundo turno estava convocado para as 17h40.

continua após publicidade

Carlesse alega que a renúncia é prova de sua abnegação ao cargo público e para dar estabilidade política, econômica e fiscal ao Estado e busca evitar uma crise institucional com a exposição "desnecessária" dos poderes tocantinenses durante a discussão político e jurídica em um "injusto" processo de impeachment.

O agora ex-governador afirma que a finalidade da renúncia é para se defender de forma "tranquila e serena" sua defesa no Poder Judiciário "em relação às injustas e inverídicas" acusações que lhes fazem a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal.

continua após publicidade

Afastado pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 20 de outubro do ano passado, por 180 dias, em meio a investigações da Polícia Federal por suposta cobrança de propina de prestadores do plano de saúde dos servidores. Investigado também por aparelhar a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e evitar que seu grupo fosse alvo da Polícia Civil, Carlesse e antiga cúpula foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República no STJ.

O presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PSL), confirmou que a sessão extraordinária convocada para as 17h40 está mantida. "Aprovaremos a ata da sessão de ontem, do primeiro turno, abriremos espaço para o advogado do governador fazer a leitura da carta de renúncia e encerraremos a sessão". Segundo Andrade, outra sessão será convocada para as 19h, para empossar o vice-governador, atual interino, Wanderlei Barbosa (sem partido) como governador do Estado, no Plenário da Casa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governador afastado do Tocantins renuncia para escapar de impeachment"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!