MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Gilmar desarquiva investigação sobre omissão de Bolsonaro e Pazuello na pandemia

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a decisão da Justiça Federal em Brasília que havia arquivado parcialmente uma investigação sobre supostas irregularidades e omissões do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia d

Rubens Anater (via Agência Estado)

·
Escrito por Rubens Anater (via Agência Estado)
Publicado em 10.07.2023, 18:53:00 Editado em 10.07.2023, 18:59:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a decisão da Justiça Federal em Brasília que havia arquivado parcialmente uma investigação sobre supostas irregularidades e omissões do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de covid-19. A decisão, revelada pela TV Globo, corre sob sigilo de Justiça.

continua após publicidade

Em sua decisão, o ministro teria considerado que os fatos envolvem o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL-RJ), que assumiu neste ano o mandato de deputado, o que dá a ele foro privilegiado no STF. Por isso, Gilmar Mendes avaliou que o arquivamento feito pela Justiça Federal seria irregular.

Por determinação do ministro, a Procuradoria-Geral da República deverá reavaliar relatório da Polícia Federal e identificar se houve indícios de crimes como epidemia com resultado morte, emprego irregular de verbas pública, prevaricação e comunicação falsa de crime na conduta de pessoas responsáveis pela condução da gestão da pandemia durante o último governo.

continua após publicidade

Além do ex-presidente Bolsonaro e do ex-ministro Pazuello, a investigação envolve também o coronel Antonio Elcio Franco Filho, braço direito de Pazuello durante sua gestão na pasta, o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten, a ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Mayra Pinheiro, e o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) Mauro Luiz de Britto Ribeiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Gilmar desarquiva investigação sobre omissão de Bolsonaro e Pazuello na pandemia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!