MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Gesto de Lula ao centro faz parte de tática eleitoral'

Em entrevista ao Estadão, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, criticou a escolha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que os gestos do petista ao centro "podem ser comp

Pedro Venceslau (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Venceslau (via Agência Estado)
Publicado em 26.06.2022, 13:19:00 Editado em 26.06.2022, 14:52:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em entrevista ao Estadão, o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, criticou a escolha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e disse que os gestos do petista ao centro "podem ser compreendidos como parte de uma tática eleitoral, mas o que se faz no governo é outra coisa".

continua após publicidade

O PSOL simboliza a última trincheira da esquerda na coligação de Lula - esta é a primeira eleição em que o partido apoia o ex-presidente. Segundo Medeiros, Lula "pode e deve" fazer um governo de esquerda.

Como avalia os gestos de Lula ao centro? Qual deveria ser o perfil de um eventual novo governo dele?

continua após publicidade

Os gestos de Lula ao centro podem ser compreendidos como parte de uma tática eleitoral, mas o que se faz no governo é outra coisa. O próximo governo Lula pode e deve ser de esquerda. As ideias de esquerda estão em alta no mundo e representam a luta contra as desigualdades, o controle do mercado sobre a vida das pessoas e pela democracia.

Pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad sinalizou que gostaria de ter Marina Silva como vice. Rede e PSOL estão unidos em uma federação. O que acha da ideia?

Não há nenhuma negociação entre o PT e nossa federação. No momento em que se instalar o processo de negociações, e se houver um convite, PSOL e Rede vão debater. Até onde se sabe, Marina não decidiu a que vai ser candidata, mas a vontade da Rede é que seja a deputada federal.

continua após publicidade

Mas seria uma boa chapa?

Eu defendo que a centralidade na Rede e no PSOL seja a eleição de deputados federais. Marina seria uma grande candidata a vice-governadora, mas nossa prioridade é ampliar o número de deputados.

A união PSOL-Rede demanda a vaga de vice na chapa?

continua após publicidade

Quando o Guilherme Boulos decidiu não ser candidato a governador e disputar a Câmara dos Deputados, o PSOL de São Paulo aprovou uma resolução dizendo que ia buscar a construção da unidade. O PSOL de São Paulo reivindica o espaço dentro da composição majoritária, que envolve a vice ou o Senado. O PT deixou claro que prioriza a negociação com o Márcio França (PSB). Estamos em compasso de espera.

Não seria melhor Haddad escolher um vice mais moderado e de centro do que alguém do PSOL?

continua após publicidade

Acabamos de ver na Colômbia a eleição de um presidente com uma vice mulher, negra e ex-empregada doméstica. Nós do PSOL não acreditamos nessa tese de que apenas em composições com candidatos ou lideranças de centro ou direita é que se amplia. Por isso somos críticos à aliança do Lula com o Alckmin. Por isso criticamos a hipótese de Cesar Maia ser vice do Marcelo Freixo. Não achamos que fazer acenos com a vaga de vice para os partidos que são responsáveis pela crise que o País vive reforce a confiança do eleitor com as ideias de esquerda.

Defende uma chapa de esquerda em São Paulo?

Uma coalizão de esquerda.

Como está sendo a convivência do PSOL com Alckmin nos mesmos palanques pelo Brasil?

Tem sido curiosa. Ele tem compreendido seu papel nessa composição, que é o de representar um setor que não é de esquerda, mas que reconhece o valor dos governos do PT e a necessidade de defender o Brasil contra o governo Bolsonaro. Tive agendas com ele. Alckmin tem feito falas concisas. Por enquanto, não expressou nenhuma contradição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Gesto de Lula ao centro faz parte de tática eleitoral'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!