MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Fux atende Nikolas Ferreira e pede explicações à Câmara sobre criação de CPI do INSS

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deu o prazo de dez dias para que a Câmara dos Deputados preste informações sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Soci

Maria Magnabosco (via Agência Estado)

·
Escrito por Maria Magnabosco (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 10:43:00 Editado em 02.06.2025, 10:50:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deu o prazo de dez dias para que a Câmara dos Deputados preste informações sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

continua após publicidade

O documento enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na quinta-feira, 29, atende a um pedido do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que apresentou um mandado de segurança para obrigar a Casa a instaurar o colegiado.

No documento, Fux cita a "gravidade das fraudes" e pede que a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal e o próprio INSS também prestem esclarecimentos sobre as investigações em andamento sobre os descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

continua após publicidade

Fux enviou o pedido para coletar informações para decidir sobre o mandado de segurança apresentado por Nikolas no dia 22 de maio, solicitando que a Corte "reconheça o direito das minorias parlamentares" e determine a instalação imediata da CPI pela Câmara.

No despacho, o ministro também deu ciência à Advocacia-Geral da União (AGU), que pode se manifestar sobre o assunto no prazo de 15 dias. Após esse período, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá emitir parecer sobre o mandado de segurança.

Em abril deste ano, deputados da oposição protocolaram um pedido na Câmara para a criação da CPI do INSS. Embora o pedido tenha o número mínimo de assinaturas necessário, a instalação está parada, pois depende de decisão do presidente da Casa, Hugo Motta.

continua após publicidade

O Partido Liberal elegeu na última quinta-feira, 29, Nikolas como principal ativo para desgastar o governo Lula na "tropa de choque" criada pela sigla de Jair Bolsonaro para atuar em uma possível Comissão Parlamentar Mista do INSS.

Após ter viralizado nas redes sociais com um vídeo em que sugeria possível taxação do Pix, Nikolas também fez uma gravação para criticar o Palácio do Planalto pelos descontos indevidos em benefícios do INSS.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou para 17 de junho a sessão do Congresso Nacional que pode sacramentar a criação da CPMI. Até lá, o Planalto espera já estar adiantado o ressarcimento dos aposentados e pensionistas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Fux atende Nikolas Ferreira e pede explicações à Câmara sobre criação de CPI do INSS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!