MAIS LIDAS
VER TODOS

no Itamaraty

'Fiz rabada porque o Lula gosta', diz campeã do MasterChef

A chef criou o menu do banquete oferecido pelo governo brasileiro no Itamaraty ao presidente da Argentina, Alberto Fernández

Isabella Alonso Panho e Tácio Lorran (via Agência Estado)

·
Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do Masterchef Brasil
Icone Camera Foto por Reprodução / YouTube / Mohamad Hindi
Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição do Masterchef Brasil
Escrito por Isabella Alonso Panho e Tácio Lorran (via Agência Estado)
Publicado em 28.06.2023, 21:31:00 Editado em 28.06.2023, 21:43:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vencedora da primeira edição do Masterchef Brasil, em 2014, a chef Elisa Fernandes jura que não foram para ela as recentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à comida de palácios. Ela criou o menu do banquete oferecido pelo governo brasileiro no Itamaraty ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, na segunda-feira, 26 - um dia antes de o chefe do Executivo brasileiro afirmar que tem brigado com o Itamaraty para melhorar a comida.

continua após publicidade

"A comida não está boa", disse Lula, em tom bem humorado, durante live "Conversa com o Presidente", conduzida pelo jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil.

O cardápio assinado pela chef Elisa teve carpaccio de carne com maionese de ancienne (um tipo de molho de mostarda), salada de camarão, canjiquinha com rabada e couve manteiga no prato principal e gateau (bolo) de goiabada como sobremesa. O prato principal teve também uma versão vegetariana - canjiquinha com civet (uma espécie de "ensopado") de cogumelo e legumes.

continua após publicidade

"Fiz rabada porque o presidente Lula gosta", conta, em conversa com o Estadão. "Foi uma situação extremamente importante para o Brasil. Era uma celebração da condecoração do presidente Alberto Fernandez. E fui lá para prestar um serviço para o chefe de Estado mais importante do País, que é o nosso presidente Lula. Esse convite é feito de maneira voluntária, não estou lucrando com isso."

"Estou mega feliz e espero voltar. Passei a receita da canjiquinha para algumas pessoas", acrescenta a chef, que se recusou a revelar quem pediu a receita.

A única recomendação do governo brasileiro era que ela fizesse um menu com "a cara do Brasil" e que tivesse carne bovina. Elisa diz também ter seguido a instrução de alguns convidados que têm restrições. É o caso, por exemplo, da ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede-AP). "Marina tinha restrições e alergia a camarão. No caso dela é algo bastante sério, só de estar no ar pode causar um desconforto. E também teve alguns outros casos de vegetarianos."

continua após publicidade

As bebidas, segundo ela, foram selecionadas pelo cerimonial do próprio Itamaraty. "Eles costumam trabalhar com rótulos brasileiros", explica.

A refeição poderia ter passado despercebida, mas ganhou repercussão por causa de comentários que Lula fez durante a sua live desta terça-feira, 27, um dia depois de Elisa ter preparado o banquete. O presidente disse que estava brigando porque a comida do Itamaraty "estava ruim" e porque ele "gosta de quantidade".

"Eu posso viajar o mundo inteiro. Comer no mundo inteiro. Se eu chegar em casa e tiver um pouquinho de feijão com arroz, um bife e dois ovos fritos, para mim, é o melhor prato do mundo", afirmou Lula ao jornalista Marcos Uchoa, que conduz as lives.

continua após publicidade

Em tom de piada, o presidente disse: "tenho brigado com o Itamaraty para melhorar a comida. A comida não está boa".

Veja o cardápio completo

  • Aperitivo: amuse bouche (um tipo de aperitivo pequeno) de caldo de mandioca com dendê e leite de coco
  • Canapés: carpaccio de carne com maionese de ancienne (um tipo de molho de mostarda) e tartare de banana da terra
  • Entrada: salada de camarão com pupunha, chuchu e abobrinha marinados na laranja e castanha de caju
  • Prato principal: canjiquinha com rabada e couve manteiga (versão vegetariana: canjiquinha com civet de cogumelo e legumes)
  • Sobremesa: gateau de goiabada, crocante de castanha do Pará e calda fria de queijo branco
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Fiz rabada porque o Lula gosta', diz campeã do MasterChef"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!