MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Felipe Neto recorre de condenação por ter chamado Arthur Lira de 'excrementíssimo'

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve nesta quinta-feira, 5, a condenação contra o youtuber Felipe Neto por ter chamado o deputado Arthur Lira (PP-AL) de "excrementíssimo" em sessão na Câmara dos Deputados. O influenc

Fellipe Gualberto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fellipe Gualberto (via Agência Estado)
Publicado em 05.06.2025, 18:17:00 Editado em 05.06.2025, 18:23:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve nesta quinta-feira, 5, a condenação contra o youtuber Felipe Neto por ter chamado o deputado Arthur Lira (PP-AL) de "excrementíssimo" em sessão na Câmara dos Deputados. O influenciador afirmou que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

continua após publicidade

"Nós vamos recorrer ao Supremo. É absurdo que não se possa chamar um político de 'excrementíssimo'. Não há ofensa à honra, apenas um trocadilho com a palavra 'excelentíssimo', para marcar posição de discordância", afirmou o youtuber em seu perfil no X (antigo Twitter).

Inicialmente, Lira pedia uma indenização de R$ 200 mil. A Justiça concordou com R$ 20 mil para arcar com danos morais pela declaração.

continua após publicidade

O processo, por danos morais, tramitou na Justiça Cível. Anteriormente, Arthur Lira também tentou processar o youtuber na Justiça Criminal, o caso foi arquivado.

"Se chamar um político de 'excrementíssimo' for penalizável com 20 mil reais, como os outros políticos irão se sentir quando forem cobrados por outras pessoas da sociedade, até com palavras mais duras?", questionou.

Por meio de nota, a assessoria do ex-presidente da Câmara afirmou que ele interpôs recurso para que "as custas totais do processo fossem pagas por Felipe Neto".

continua após publicidade

"Embora o valor das custas do processo seja irrisório diante da gravidade do fato, o aspecto moral de uma condenação desse tipo é o fator mais relevante a ser destacado", complementa o comunicado.

Em 23 de abril de 2024, o youtuber participava do simpósio "Regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda" de forma virtual. Em discurso, defendeu que a regulação das redes sociais deve ser feita após uma discussão popular. Em seguida, chamou Lira de "excrementíssimo".

O deputado apresentou a denúncia do caso à Procuradoria Parlamentar da Câmara em 13 de maio do ano passado, afirmando que a declaração configurava crime de injúria, ofendendo não apenas Lira, mas também a própria instituição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Felipe Neto recorre de condenação por ter chamado Arthur Lira de 'excrementíssimo'"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!