MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Falta de recursos é principal entrave para candidatos negros

Sem financiamento ou apoio partidário, iniciativas de candidatos negros ficam pelo caminho. A enfermeira Rita Manuela se lançou ao cargo de deputado federal pelo Patriota em 2018, mas, embora a sigla tenha dado aval para que seu nome fosse às urnas, a can

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.08.2020, 12:50:00 Editado em 15.08.2020, 20:25:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sem financiamento ou apoio partidário, iniciativas de candidatos negros ficam pelo caminho. A enfermeira Rita Manuela se lançou ao cargo de deputado federal pelo Patriota em 2018, mas, embora a sigla tenha dado aval para que seu nome fosse às urnas, a candidatura não foi contemplada na divisão do fundo eleitoral. "Entrei zerada e saí zerada." Do partido, ela recebeu apenas os serviços de assessoria e consultoria contábil, estimados em R$ 400.

continua após publicidade

Para Rita, o Patriota a colocou na disputa apenas para cumprir o número mínimo de mulheres, mas que, caso ela fosse uma candidata branca, a situação poderia ter sido diferente. "Mulheres negras recebem menos, têm menos participação e menor avaliação de viabilidade (eleitoral)", afirmou ela, que desistiu da eleição. Procurado, o Patriota não se manifestou até a conclusão desta edição.

A situação de Rita se repete em outros partidos. Candidato a deputado estadual no Rio pelo PDT em 2018, o cientista social Vitor Del Rey disse que desistiu da campanha "antes mesmo de começar" porque não recebeu apoio do seu partido. "Não tínhamos dinheiro para financiar, cheguei num momento em que eu tinha mais dívidas que dinheiro para arrecadar", relatou. Segundo o TSE, ele não recebeu recursos do partido para fazer campanha. "O fato de eu ser negro, somado ao de não ter padrinhos e histórico político, contribuiu para a falta de verba vinda do partido."

continua após publicidade

O PDT afirmou que a gestão da verba partidária é "uma deliberação interna do diretório regional, priorizando candidatos a presidente, governadores, senadores e deputados federais". Segundo a sigla, os critérios para a distribuição de verba "vão de tempo de filiação a efetiva participação na organização do partido". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Falta de recursos é principal entrave para candidatos negros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!