MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-prefeito de Serrana é condenado por aumentar em 178% seu próprio salário

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, por unanimidade, a condenação do ex-prefeito de Serrana Nelson Garavazzo por improbidade administrativa. Em 2012, ele sancionou lei municipal que beneficiou a carreira do médico

Abel Serafim, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Abel Serafim, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 11.07.2022, 19:07:00 Editado em 11.07.2022, 19:10:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, por unanimidade, a condenação do ex-prefeito de Serrana Nelson Garavazzo por improbidade administrativa. Em 2012, ele sancionou lei municipal que beneficiou a carreira do médico do trabalho - cargo que voltaria a ocupar depois do fim do mandato por ser servidor público.

continua após publicidade

O reajuste salarial de 178,85% e diminuição nas horas de trabalho de 25% no cargo de médico do trabalho foi alvo de ação civil pública do Ministério Público de São Paulo por 'suposta conduta lesiva ao Erário municipal decorrente da alteração imotivada realizada no último ano de mandato em relação a cargo efetivo ocupado pelo então Prefeito'.

Nelson Garavazzo foi eleito prefeito de Serrana em 2008 e administrou o executivo municipal de 2009 a 2012. O município de Serrana, a 315 km de São Paulo, tem uma população estimada de 46.166 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

Em primeira instância, a juíza Viviane Decnop Freitas Figueira, da 1º Vara de Serrana, acolheu parcialmente o pedido da Promotoria e condenou Garavazzo à suspensão dos direitos políticos por 5 anos, pagamento de multa equivalente a dez vezes o último subsídio como prefeito e ressarcimento do dano calculado pela diferença das remunerações a partir do retorno ao serviço público. Ela ainda declarou inconstitucional o artigo 44 da lei complementar 301/12, que mudou o padrão de vencimentos dos cargos municipais.

De acordo com a magistrada, a norma diferenciava o salário dos médicos do trabalho das demais especialidades. A hora de trabalho do profissional ligado à medicina do trabalho (R$ 88,41) representava quase o dobro das demais áreas. Além disso, a carreira foi a única com redução de carga horária - passando de 100 horas para 75.

Nelson Garavazzo recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça de São Paulo e o processo foi distribuído para o gabinete do desembargador Marrey Uint. Ao analisar o caso, o relator considerou que a aprovação do projeto de lei enviado pelo prefeito não afasta 'a objetiva intenção maliciosa por trás da proposta'.

continua após publicidade

Segundo o desembargador, o ex-prefeito não apresentou 'justificativas efetivas para que tenha se alcançado tal reestruturação pontual em relação ao seu cargo-base, configurando-se como ação ímproba de maneira evidente'.

Para Uint, 'é cristalina a ausência de motivação legítima para realização do ato administrativo'. O desembargador classificou como desproporcional o aumento 'de vencimentos e redução na jornada de trabalho especificamente no cargo-base efetivo daquele que foi responsável pelo seu encaminhamento, no caso o então Prefeito do Município de Serrana'.

O entendimento do relator para manter a sentença integral que condenou o ex-prefeito de Serrana foi seguido pelos desembargadores José Luiz Gavião de Almeida e Camargo Pereira.

continua após publicidade

COM A PALAVRA, A DEFESA

Até a publicação deste texto, a reportagem buscou contato com a defesa do ex-prefeito, mas sem sucesso. O espaço está aberto para manifestações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-prefeito de Serrana é condenado por aumentar em 178% seu próprio salário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!