MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-deputado e ex-diretor da ANP, Haroldo Lima morre de covid-19 aos 81 anos

Morreu de covid-19 na madrugada desta quarta-feira (24) o ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ex-deputado Haroldo Lima (PCdoB-BA), baiano de Caetité, aos 81 anos. Lima foi preso na ditadura e se filiou a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2021, 09:57:00 Editado em 24.03.2021, 10:02:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Morreu de covid-19 na madrugada desta quarta-feira (24) o ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e ex-deputado Haroldo Lima (PCdoB-BA), baiano de Caetité, aos 81 anos. Lima foi preso na ditadura e se filiou ao MDB para conseguir se eleger, retornando ao PCdoB após a sua legalização.

continua após publicidade

De acordo com o PCdoB da Bahia, Haroldo foi um sobrevivente do episódio que ficou conhecido como "Chacina da Lapa", em 1976, que matou três dirigentes do Partido. Com a abertura política, no final da década de 1970, voltou à Bahia, mas foi novamente preso, no início da década de 1980, acusado de promover um "quebra-quebra" em Salvador, pela participação em movimentos memoráveis contra a carestia e por melhores condições de vida na capital baiana.

Foi eleito outras quatro vezes, já pelo Partido Comunista, para a Câmara Federal, tendo sido, inclusive, deputado constituinte em 1988. No governo Lula, esteve à frente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no período de descoberta do pré-sal. Atualmente, Haroldo Lima integrava o Comitê Central do PCdoB e o Comitê Estadual da Bahia.

continua após publicidade

Por conta da atuação política, foi perseguido, preso e torturado, viveu na clandestinidade e viu ser detida também a esposa, Solange Silvany, a primeira presa política da Bahia. Neste período, ingressou no Partido Comunista e contribuiu com a organização da Guerrilha do Araguaia.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), lamentou a morte de Lima nas redes sociais. "Hoje o amigo Haroldo Lima nos deixou. Grande defensor da nossa Pátria e da luta popular. Foi deputado federal por 5 mandatos e presidente da Agência Nacional do Petróleo. Conhecia como poucos o tema da Energia no Brasil. Mais uma vítima do coronavírus", disse o governador.

O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) também lamentou a perda: "mais um bravo que se vai, vítima da covid que o desgoverno federal estimula...O Brasil perde. Solidariedade à família e aos amigos ", afirmou no Twitter.

Celson Cunha, presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan), afirmou que Haroldo Lima era uma referência política de equilíbrio, coragem e firmeza na defesa dos interesses nacionais, além de um grande apoiador do setor nuclear. "Infelizmente essa doença leva mais um amigo um 'Mestre Yoda' que tive em minha vida e um grande e atuante brasileiro. Foi um grande amigo da Marinha brasileira", disse Cunha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-deputado e ex-diretor da ANP, Haroldo Lima morre de covid-19 aos 81 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!