MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Eurasia: Chance de impeachment de Bolsonaro cai para 10%

A melhora na popularidade do presidente Jair Bolsonaro - cujo governo está com a melhor aprovação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha - reduz as chances, que já eram remotas, de um impeachment, segundo avaliação feita pela Eurasia.A cons

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2020, 21:25:00 Editado em 15.08.2020, 20:23:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A melhora na popularidade do presidente Jair Bolsonaro - cujo governo está com a melhor aprovação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha - reduz as chances, que já eram remotas, de um impeachment, segundo avaliação feita pela Eurasia.

continua após publicidade

A consultoria de risco político cortou de 15% para 10% a probabilidade de o presidente perder o mandato e avalia ainda que a melhor aprovação de Bolsonaro enfraquece o risco fiscal do Brasil, já que fortalece o capital político do chefe do Executivo para levar adiante as reformas.

A Eurasia atribui o ganho de popularidade de Bolsonaro à estabilização no número diário de mortes por coronavírus no Brasil, que transmite uma percepção à opinião pública de que a pandemia parou de piorar, e ao auxilio emergencial, que alcançou 43% dos lares brasileiros.

continua após publicidade

Mesmo considerando a tendência de perda de popularidade do presidente quando o auxílio for retirado, a Eurasia diz que a chance de impeachment é improvável.

A consultoria assinala em seu relatório que o número de mortes causadas por covid-19 está caindo nos Estados mais afetados no início da pandemia, ao passo que, na maioria dos centros urbanos, o sistema público de saúde conseguiu dar conta do atendimento, evitando que o medo de cenas de "corpos nas ruas" se materializasse.

"Do ponto de vista da opinião pública, isso se traduz num 'novo normal' no qual a pandemia não está piorando. E para o público, a preocupação sobre a trajetória da doença provavelmente diminuiu. A gestão de Bolsonaro da covid-19 ainda não é um ativo, mas começa a ser um passivo menor", avalia a Eurásia.

continua após publicidade

Mais do que isso, diferentemente de análises que apontam para a possibilidade de Bolsonaro manter os pesados gastos lançados no combate à pandemia para preservar o apoio popular, a consultoria avalia que o presidente, por não ter o seu mandato em risco, deverá se sentir menos pressionado a tomar medidas que colocam em risco as contas públicas.

Com o presidente ganhando popularidade, partidos de centro, avalia a Eurasia, também estarão menos propensos a votar contra a agenda do governo, de modo que, na visão da consultoria, o poder de barganha do presidente aumenta para encaminhar uma minirreforma fiscal capaz de conter as despesas públicas sem estouro do teto de gastos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Eurasia: Chance de impeachment de Bolsonaro cai para 10%"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!