MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Emendas Pix: Parece que há movimento do governo para enquadrar Congresso, diz Marcos Rogério

O líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), criticou, nesta quinta-feira, 8, os questionamentos na Justiça em relação às chamadas emendas Pix (emendas parlamentares individuais de transferência especial). Disse se tratar de um "movimento planej

Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 08.08.2024, 12:28:00 Editado em 08.08.2024, 12:35:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), criticou, nesta quinta-feira, 8, os questionamentos na Justiça em relação às chamadas emendas Pix (emendas parlamentares individuais de transferência especial). Disse se tratar de um "movimento planejado pelo governo para capturar aquilo que hoje é decidido pelo Congresso".

continua após publicidade

A Procuradoria-Geral da República apresentou, na quarta-feira, 7, uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a inconstitucionalidade dessas emendas. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) já questionou as emendas Pix no STF e, por isso, o ministro Flávio Dino determinou que elas devem atender aos requisitos constitucionais da transparência e da rastreabilidade e ser fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

"Me parece que há um movimento por parte do governo para tentar enquadrar o Congresso sobre o orçamento. Já aconteceu em outras manifestações que estão judicializadas. Como líder da oposição, vejo o governo se auto sabotando, criando mais dificuldade para se relacionar com o Congresso. Os mecanismos de fiscalização e controle das emendas já estão estabelecidos na lei", afirmou Rogério.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Emendas Pix: Parece que há movimento do governo para enquadrar Congresso, diz Marcos Rogério"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!