MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Em SP, Campinas elege quatro vereadoras, um recorde

Pela primeira vez, uma mulher foi a mais votada entre os 33 eleitos para a Câmara Municipal de Campinas (SP). A vereadora Mariana Conti (PSOL), de 35 anos, teve 10.886 votos, após passar quatro anos como a única representante feminina na Casa. O marco vei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2020, 13:29:00 Editado em 17.11.2020, 13:36:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela primeira vez, uma mulher foi a mais votada entre os 33 eleitos para a Câmara Municipal de Campinas (SP). A vereadora Mariana Conti (PSOL), de 35 anos, teve 10.886 votos, após passar quatro anos como a única representante feminina na Casa. O marco veio acompanhado de um recorde de quatro mulheres eleitas para o Legislativo: além de Mariana, Débora Palermo (PSC), Guida Calixto (PT) e Paolla Miguel (PT).

continua após publicidade

Anteriormente, o maior número de vereadoras na cidade havia sido de três, entre 1989-92 e 2005-08. "Ter sido a única mulher nesta Legislatura foi um vazio grande, ainda mais sendo de oposição, com ideias muito diferentes. Em momentos de embate eu sentia o machismo, às vezes davam a entender que eu não estava entendendo o tema", diz Mariana.

Segundo a vereadora, o reforço de representatividade feminina ajudará a quebrar tabus. "Eu era só a 15ª mulher eleita, em mais de 200 anos. Essa votação agora mostrou o anseio de uma Casa mais diversa, com mais mulheres, também mais mulheres negras", disse, fazendo referência às futuras companheiras Guida e Paolla. Formada em sociologia pela Unicamp, Mariana adota como bandeira política a atuação pela redução das desigualdades sociais.

continua após publicidade

Para Magali Mendes, integrante do movimento Promotoras Legais Populares, que auxilia mulheres a acessar direitos, a possibilidade de a Câmara ter uma presidente mulher ajudará a incluir novas discussões. "Essa representatividade é uma conquista pois são as mulheres que levam os filhos, maridos, aos postos de saúde, que na pandemia tiveram de lidar com a educação formal dos filhos. Ter quatro vereadoras, duas negras, é momento para que questões não pautadas, como direitos da mulher, problemas na saúde e cultura, questão racial, violência contra juventude, possam fluir", diz. "Espero que isso se reflita no secretariado de quem for eleito prefeito, que inclua mulheres em pastas importantes."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Em SP, Campinas elege quatro vereadoras, um recorde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!