MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Em meio a projeto para unir forças-tarefas, Aras prorroga Postalis até dezembro

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu prorrogar o prazo de funcionamento da força-tarefa da Operação Postalis até o final do ano.Em portaria assinada na última sexta-feira, 7, Aras determinou que o grupo de trabalho seguirá operando até 3

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2020, 12:20:00 Editado em 10.08.2020, 12:28:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu prorrogar o prazo de funcionamento da força-tarefa da Operação Postalis até o final do ano.

continua após publicidade

Em portaria assinada na última sexta-feira, 7, Aras determinou que o grupo de trabalho seguirá operando até 31 de dezembro com seis procuradores: Leonardo Sampaio de Almeida, Marina Sélos Ferreira, Eduardo Ribeiro Gomes, Paulo Roberto Galvão de Carvalho, Caio Vaez Dias e Mirella de Carvalho Aguiar.

Formada em agosto de 2019 para apurar crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de capitais no Postalis, o fundo de pensão dos Correios, a força-tarefa apresentou duas denúncias de fraudes milionárias à Justiça desde então. Ela seria extinta em setembro caso não houvesse renovação da portaria que determinou sua instauração.

continua após publicidade

Além da Postalis, há outros grupos de trabalho dedicados ao combate à corrupção, como a Operação Lava Jato, Greenfield, Zelotes e outros, que estão em situação semelhante - ou seja, precisam ser prorrogados nas próximas semanas ou perderão a validade e serão interrompidos.

No final de julho, a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal enviou ofício a Aras pedindo a renovação das forças-tarefas por um prazo mínimo de seis meses. Na prática, além da manutenção das estruturas por tempo 'razoável' para o planejamento de conclusão das investigações em andamento, a Câmara quer garantir aos procuradores a prerrogativa de participarem de eventuais projetos de transição que envolvam formação, renovação ou extinção destes grupos.

Atualmente, o Conselho Superior do Ministério Público Federal discute a possibilidade de reunir todas as forças-tarefas sob comando único sediado em Brasília. O projeto criaria a Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), subordinada ao PGR, para atuar no combate à corrupção, a atos de improbidade administrativa e ao crime organizado. Investigadores resistem à proposta e veem risco de perda de autonomia com a unificação.

Para Aras, é preciso combater a divisão de grupos e o que chamou de 'aparelhamento' da instituição. O chefe do Ministério Público Federal tem defendido a busca por um Ministério Público 'uno e indivisível'. Recentemente, ele abriu consulta para selecionar procuradores que tenham interesse em colaborar com as forças-tarefa em uma iniciativa que justificou como 'republicana'.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Em meio a projeto para unir forças-tarefas, Aras prorroga Postalis até dezembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!