MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Em meio a brigas, Cidadania aprova federação sem definir com qual partido

Depois de desentendimentos em reunião realizada nesta terça-feira (15) para discutir um acordo político com PSDB, Podemos ou PDT, o Diretório Nacional do Cidadania aprovou a possibilidade de federação sem definir com qual legenda. No próximo sábado (19) o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2022, 13:25:00 Editado em 16.02.2022, 13:32:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de desentendimentos em reunião realizada nesta terça-feira (15) para discutir um acordo político com PSDB, Podemos ou PDT, o Diretório Nacional do Cidadania aprovou a possibilidade de federação sem definir com qual legenda. No próximo sábado (19) o grupo se reunirá para votar a escolha do partido.

continua após publicidade

O placar para aprovação de federação ficou em 66 votos favoráveis à medida e 44 contrários. A federação cria "fusão temporária" entre os partidos e precisa durar, pelo menos, quatro anos, desde as eleições até o final do mandato seguinte. De acordo com novo prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as legendas têm até o dia 31 de maio para registrar as agremiações.

A proposta de adiar a decisão sobre a "fusão" devido à nova data limite determinada pelo STF, como mostrado pelo Broadcast Político, foi rejeitada durante o encontro. Os membros também homologaram a candidatura do senador Alessandro Vieira (SE), contrariando ala do grupo que defende abrir mão do nome em prol da federação. "Se federar, essa vira uma discussão interna na federação", relatou uma fonte que participou da discussão.

continua após publicidade

O principal motivo de desentendimentos durante a reunião foi a possibilidade de federação com o PSDB. Segundo relatos de fonte, há tentativa de uma ala da sigla em "deixar o partido ser levado pelo PSDB", reforçando que "o partido está em guerra". Até o momento, as negociações com os tucanos estão mais avançadas. Em entrevista ao Broadcast Político, o presidente da legenda, Roberto Freire, afirmou que o PSDB já apresentou normas, regras e projetos de estatutos para concretizar possível federação.

O avanço nas negociações com a sigla tucana gera desentendimentos regionais, principalmente na Paraíba, onde o governador João Azevêdo pertence à legenda. Os Estados do Paraná, Rio Grande do Norte e Ceará, por exemplo, também foram contrários à composição com PSDB.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Em meio a brigas, Cidadania aprova federação sem definir com qual partido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!