Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que um juiz italiano concedeu habeas corpus preventivo à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
📰 LEIA MAIS: Idoso com deficiência visual é atingido por trem em Apucarana
No entanto, de acordo com checagem feita pelo UOL, não há qualquer registro de que a Justiça italiana tenha concedido o habeas corpus preventivo à parlamentar. A foto do suposto juiz citado pelas peças enganosas é uma imagem de Eduardo Bolsonaro alterada digitalmente. Além disso, o suposto nome do magistrado é um trocadilho de duplo sentido.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
O que diz a postagem
"URGENTE. Juiz italiano concede Habeas Corpus preventivo à Carla Zambelli. "Ninguém toca nela!", diz Giuseppi Cacurta. Bravo", diz o texto da publicação.
Abaixo, há uma foto do suposto juiz italiano ao lado de uma imagem de Carla Zambelli.
Nos comentários de um dos posts compartilhados, muitas pessoas não entenderam que se tratava da uma piada e celebraram: "Parabéns excelentíssimo sr juiz essa deputada é uma mulher guerreira Deus acima de todos tmj".
Saiba por que é falso
Não há registro de que Justiça italiana concedeu habeas corpus a Zambelli. Uma busca no Google com termos em português (aqui) e italiano (aqui) sobre o assunto não trouxe qualquer resultado confiável de que a parlamentar tenha obtido um habeas corpus preventivo na Itália. Caso o fato fosse verdadeiro, teria sido amplamente noticiado pela imprensa.
Foto de suposto juiz é de Eduardo Bolsonaro. As peças enganosas trazem uma imagem que supostamente seria do juiz italiano responsável pelo habeas corpus concedido a Zambelli. Na verdade, trata-se de uma foto do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) alterada digitalmente para dar a impressão de ser um homem mais velho, como se verifica na comparação abaixo.

Para saber mais, acesse o UOL, portal parceiro do TNOnline
Deixe seu comentário sobre: "É falso que juiz 'Giuseppi Cacurta' concedeu habeas corpus a Zambelli"