Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Disputa entre Bivar e Rueda no União Brasil adia candidatura de Kataguiri em SP

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A disputa pelo controle do União Brasil entre Antônio Rueda e Luciano Bivar atrasou os planos do deputado federal Kim Kataguiri para se firmar como o candidato da sigla na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Desde o ano passado, o parlamentar busca viabilizar a sua candidatura na capital paulista, porém, encontra resistência por parte de lideranças regionais que apoiam o projeto de reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Além de lidar com disputas internas, a pré-campanha de Kataguiri enfrenta os números desfavoráveis apresentados pela pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 11. Segundo o levantamento, o parlamentar é o quinto colocado na disputa, com apenas 4% das intenções de votos. Além disso, o instituto aponta que ele não é conhecido por 67% do eleitorado e que outros 11% o conhecem "só de ouvir falar".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Depois da divulgação da pesquisa, Kataguiri afirmou que não vai mudar sua estratégia eleitoral e ainda questionou a integridade dos dados apurados pelo Datafolha. O parlamentar classificou o levantamento como "irracional", alegando que ele destoa de outras pesquisas. Em 4 de março, uma pesquisa Real Time Big Data trouxe o deputado em quarto lugar, com 6% das intenções de voto.

Apesar de o parlamentar ter procurado minimizar a pesquisa Datafolha, vereadores do União Brasil ouvidos pela reportagem afirmam que a perspectiva de baixo desempenho eleitoral pode enterrar de vez a pré-candidatura de Kataguiri. Atualmente, o parlamentar enfrenta a resistência de toda a bancada de vereadores do partido na Câmara Municipal de São Paulo, que prefere apoiar a reeleição de Nunes.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (União), é um dos principais dirigentes da legenda na capital e apoiador de primeira hora de Nunes. Em fevereiro, Leite disse à CNN Brasil que se Kataguiri quiser ser candidato à Prefeitura, terá que pedir prévias ou enfrentá-lo na convenção do partido. Na ocasião, o parlamentar concordou com a proposta, mas a iniciativa não avançou.

publicidade

Segundo interlocutores de Kim Kataguiri, a disputa entre Rueda e Bivar pelo comando do partido impossibilita a tomada de qualquer decisão relevante no momento. O impasse, inclusive, adiou o plano do parlamentar de fazer um abaixo-assinado entre deputados e senadores do União Brasil para endossar a sua pré-candidatura na capital paulista.

Além disso, existe a avaliação de que uma vitória de Rueda poderia fortalecer a pré-candidatura de Kataguiri. No final do ano passado, Rueda e outras lideranças nacionais da sigla, como o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, participaram de um evento para impulsionar a pré-campanha de Kataguiri.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline