MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Disputa em São Luís expõe racha na base de Flávio Dino

O 2º turno das eleições municipais de 2020 em São Luís evidencia um racha na base do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB). Isso porque parte dos seus ex-secretários que saíram candidatos nesta eleição anunciaram apoio e estão participando da campanh

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.11.2020, 10:30:00 Editado em 28.11.2020, 10:36:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O 2º turno das eleições municipais de 2020 em São Luís evidencia um racha na base do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB). Isso porque parte dos seus ex-secretários que saíram candidatos nesta eleição anunciaram apoio e estão participando da campanha para o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), que foi o candidato mais votado do primeiro turno e que lidera as pesquisas eleitorais para o segundo turno, contra o deputado estadual Duarte Junior (Republicanos), que recebeu apoio explícito de Dino para a segunda fase da eleição na capital maranhense.

continua após publicidade

A lista de apoiadores de Braide incluem o 3º colocado do 1º turno, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que foi secretário de Dino e os também deputados estaduais Yglésio Moyses (PROS), que ficou em oitavo lugar na 1º etapa da votação e que está na base governista na Assembleia Legislativa do Maranhão, e Carlinhos Florêncio, que é do mesmo partido do governador. O racha ainda inclui aliados históricos como o ex-governador e deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) e a viúva do ex-governador e ex-prefeito da capital Jackson Kepler Lago, Clay Lago, cujo apoio tem um peso político significativo no Maranhão.

O cenário político da capital reforça o que aconteceu nos principais colégios eleitorais do Estado: a fala de Flávio Dino não foi decisiva para eleger prefeitos aliados, como foi o caso de Imperatriz, onde o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) foi derrotado pelo atual prefeito Assis Ramos (DEM), que se reelegeu. Além disso, seu partido encolheu, saindo de 46 prefeituras conquistadas na eleição de 2016 para 22 neste ano.

continua após publicidade

A campanha do segundo turno deixou propostas de lado e girou em torno de troca de acusações entre os candidatos. Na mais recente pesquisa do Ibope, divulgada nesta sexta-feira, 27, Eduardo Braide tem 54% dos votos válidos ante 46% de Duarte Júnior - o levantamento, encomendado pela TV Mirante, foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MA-05555/2020. A margem de erro é de três pontos porcentuais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Disputa em São Luís expõe racha na base de Flávio Dino"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!