MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Direito de resposta

Publicado por determinação judicialAo contrário da reportagem distribuída pelo Estadão Conteúdo em 10 de julho de 2020, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, jamais foi posto para fora da Prefeitura e o Município reverteu, por duas vezes, a decisão que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.09.2020, 10:56:00 Editado em 08.09.2020, 11:02:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Publicado por determinação judicial

continua após publicidade

Ao contrário da reportagem distribuída pelo Estadão Conteúdo em 10 de julho de 2020, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, jamais foi posto para fora da Prefeitura e o Município reverteu, por duas vezes, a decisão que mandava demitir comissionados.

O prefeito de Campinas e a Municipalidade conseguiram reverter, inicialmente junto ao Supremo Tribunal Federal (SL 1229) e, posteriormente, junto ao Superior Tribunal de Justiça (TP 2795 e 2797) a determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo que mandava demitir todos os servidores em cargos comissionados na Prefeitura.

continua após publicidade

As referidas decisões, de junho de 2019 e junho de 2020, respectivamente, suspenderam a ordem do TJ-SP, por entender plausíveis as alegações de risco à ordem jurídica e a continuidade na prestação de serviços, já que a decisão teria sido baseada em testemunhas ouvidas pelo Ministério Público sem ratificação judicial.

No dia 29 de junho de 2020, o ministro do STJ Mauro Campbell Marques deferiu o pedido suspensivo dos efeitos do acórdão proferido pela 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo à Prefeitura de Campinas. Na primeira quinzena de junho de 2019, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, também já havia cassado a decisão do TJ-SP, que determinava a demissão imediata dos comissionados até o julgamento do mérito de ação principal.

A Prefeitura também alegou no pedido de liminar "o grave risco à ordem pública em decorrência do desligamento dos comissionados que exercem atribuições essenciais ao combate e enfrentamento ao novo coronavírus" e "as elevadas despesas com a exoneração dos comissionados em prejuízo à aplicação dos recursos no combate à pandemia". Outro ponto alegado pela Administração foi a impossibilidade legal de criação de cargos e da nomeação de servidores públicos pela legislação eleitoral pelo período pré-eleitoral.

continua após publicidade

Legislação

Logo no início de seu primeiro mandato, o prefeito Jonas Donizette enviou para a Câmara um projeto de lei para limitar a contratação de comissionados em até 4% do total de funcionários concursados da Administração Municipal. O projeto foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, transformando-se na Lei Complementar número 64, de 16 de abril de 2014. Antes, não havia limites para a contratação de servidores concursados pela Prefeitura de Campinas.

O prefeito Jonas Donizette está em seu segundo mandato. Eleito em 2012, foi reeleito no primeiro turno em 2016, com 66% dos votos válidos. Ele é, também, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Direito de resposta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!