Desembargador desmembra investigação sobre desvios da Saúde no noroeste de SP - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Política

Desembargador desmembra investigação sobre desvios da Saúde no noroeste de SP

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O desembargador Ademir Benedito, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou na última segunda-feira, 21, o desmembramento de uma investigação sobre supostos desvios de verbas da Saúde no noroeste do Estado. A decisão foi tomada em razão da suspeita de envolvimento do deputado estadual Roque Barbiere (PTB) e dos prefeitos de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), e de Penápolis, Célio José de Oliveira (PSDB), no caso.

O magistrado considerou que o direito dos políticos ao foro por prerrogativa de função atrai a competência das investigações envolvendo o trio para segunda instância.

"Considerando-se a excepcionalidade do foro por prerrogativa de função, determina-se o desmembramento do procedimento investigativo em relação aos fatos eventualmente praticados pelas autoridades citadas: R. B. (Deputado Estadual), C. S. (Prefeito Municipal de B.) e C. J. de O. (Prefeito Municipal de P.), que seguirá neste E. Tribunal de Justiça em relação somente a elas", diz um trecho do despacho.

A decisão foi tomada depois que o Juízo de Direito da 2ª Vara Criminal de Birigui, condutor do procedimento em primeiro grau, determinou o encaminhamento dos autos para análise do pedido de desmembramento em relação às autoridades com prerrogativa de foro e determinou a remoção do sigilo do processo.

A investigação teve início em setembro do ano passado e apura os crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro supostamente desviado da Saúde através de contratos de gestão firmados com organizações sociais.

Duas pessoas, identificadas como A. de B. e A. C. de O., prestaram depoimento e detalharam o suposto esquema de emissão de notas fiscais frias para ocultar os desvios. Uma delas teria apontado os políticos como destinatários dos valores desviados. A outra teria admitido a emissão de notas no valor de R$694 mil.

O desembargador Ademir Benedito considerou que há 'verossimilhança' entre os relatos e materiais apreendidos no curso do inquérito.

"Anotações com os mesmos códigos, aparentemente se referindo às mesmas pessoas, o que fortalece os indícios da existência de esquema de desvio de verbas públicas, cujos valores eram repassados a Prefeitos e Deputado Estadual", escreveu.

Roquinho Barbieri é um personagem emblemático do Legislativo de São Paulo - maior Assembleia estadual do País com 94 deputados. Em 2011, declarou publicamente que cerca de 30% dos parlamentares desviavam verbas de emendas. O petebista está no oitavo mandato como deputado estadual.

COM A PALAVRA, O DEPUTADO ROQUE BARBIERE

Até a publicação desta matéria, a reportagem tentou inúmeros contatos com o gabinete do deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo, através de e-mail e telefone, e ainda aguarda resposta. O espaço permanece aberto a manifestações.

COM A PALAVRA, O PREFEITO DE BIRIGUI

"Recebo com surpresa a informação da citação de meu nome neste inquérito. Não fui notificado e não tenho qualquer tipo de impedimento em dizer que sou a parte mais interessada em ter os fatos apurados.

Como gestor, tenho a responsabilidade em desejar isso. Confio na Justiça e na apuração isenta dos fatos. Aguardo a apuração e coloco-me à disposição das autoridades naquilo que poder ajudar."

COM A PALAVRA, O PREFEITO DE PENÁPOLIS

Até a publicação desta matéria, a reportagem ainda aguardava uma resposta do serviço de comunicação da prefeitura de Penápolis. O espaço permanece aberto a manifestações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Desembargador desmembra investigação sobre desvios da Saúde no noroeste de SP"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.