MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado quer mudar regra da Câmara para que Eduardo Bolsonaro reassuma mandato nos EUA

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) propôs uma mudança no Regimento Interno da Câmara para permitir o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reassumir seu mandato na Casa sem estar no Brasil. A proposta protocolada por Evair ne

Juliano Galisi (via Agência Estado)

·
Escrito por Juliano Galisi (via Agência Estado)
Publicado em 03.06.2025, 16:55:00 Editado em 03.06.2025, 17:05:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) propôs uma mudança no Regimento Interno da Câmara para permitir o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reassumir seu mandato na Casa sem estar no Brasil.

continua após publicidade

A proposta protocolada por Evair nesta terça-feira, 3, autoriza, mediante autorização da Mesa, "o exercício remoto do mandato parlamentar a partir do exterior".

Em 20 de março, Eduardo Bolsonaro licenciou-se do mandato por 122 dias, sem direito à remuneração no período, e anunciou que viajaria aos Estados Unidos. Ao fim do período de licença, previsto para 20 de julho, Eduardo deverá se reapresentar ao mandato. O "exercício remoto" do cargo, como proposto por Melo, não é permitido pelo Regimento da Câmara.

continua após publicidade

Ao Estadão, Evair de Melo afirmou que o projeto permite a regulamentação de um "fato novo", surgido com a pandemia de covid-19. "O mandato remoto só surge da pandemia para cá. É um fato novo, tecnicamente", disse o deputado federal.

A mudança no Regimento foi proposta em um projeto de resolução. O deputado também encaminhou ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), um ofício para permitir que Eduardo Bolsonaro reassuma seu mandato sem estar no País.

Se aprovada, a alteração no Regimento também poderia beneficiar Carla Zambelli (PL-SP), que anunciou nesta terça ter deixado o País. Aliados da deputada federal ouvidos pela Coluna do Estadão avaliam que Zambelli não retornará mais ao Brasil.

continua após publicidade

Tramitação do projeto

Após a publicação, o projeto estará aberto a emendas de outros parlamentares pelo prazo de cinco sessões. Depois, o texto original e as emendas serão enviados à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e à Mesa da Câmara.

Se for aprovado na CCJ, a mudança no Regimento seguirá para votação do plenário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado quer mudar regra da Câmara para que Eduardo Bolsonaro reassuma mandato nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!