MAIS LIDAS
VER TODOS

ALEP

Deputado propõe que Novo Itacolomi seja a Capital Estadual da Banana

Proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Cobra Repórter nesta quarta-feira (3)

Da Redação

·
Deputado argumenta que município é uma dos principais produtores de banana do Paraná
Icone Camera Foto por reprodução/ALEP
Deputado argumenta que município é uma dos principais produtores de banana do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2023, 14:11:31 Editado em 09.05.2023, 17:18:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (3) um projeto de lei que concede ao município de Novo Itacolomi o Título de Capital Estadual da Banana.

continua após publicidade

Cobra Repórter argumenta que, apesar de o município não possuir uma grande dimensão territorial, com aproximadamente 161,065 km² - representando 0,0814% do espaço territorial paranaense - e 2.836 habitantes, a cidade é uma das principais produtoras de banana do Paraná, responsável atualmente por cerca de 5,63% da produção de todo Estado.

- LEIA MAIS: Bazana defende criação de secretaria para pessoas com deficiência

continua após publicidade

Novo Itacolomi produz 8.360 toneladas de bananas por ano, números de 2021 segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). Muitos municípios do Paraná já carregaram no passado o título de Capital Estadual da Banana, sendo que na atualidade, Novo Itacolomi é considerado o maior produtor da fruta em solo paranaense.

“Tenho orgulho de ser um cidadão nascido em Novo Itacolomi, enquanto distrito de Apucarana, acompanhei durante toda a minha infância e juventude o trabalho dos produtores de banana, sei o quanto lutaram para que a produção chegasse nesse nível de hoje, a maior do estado. Por isso, quero garantir para o município o título de Capital Estadual da Banana, para que os produtores possam receber mais incentivos e se tornarem cada vez maiores no cultivo desta fruta tão apreciada pelos brasileiros e tão rica em nutrientes”, defende o deputado

Cobra Repórter lembra ainda que já garantiu, por meio do seu trabalho junto ao Estado, benefícios para os produtores de banana, como grade, pulverizador e esparramadores de esterco, trator para a cooperativa e um drone também para a cooperativa para a aplicação de veneno. Ele destaca que sempre teve como parceiro no município o ex-prefeito Roberto Munhoz (o Polaco da Pá) e o vereador Maurídio Garcia (Meloso).

CULTURA

A cultura da banana, entre outras atividades no município, foi introduzida pelo atual prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla, na época em que ele ainda era técnico da Emater. A ampliação da produção do fruto também possibilitou a instalação de uma fábrica de balas de banana no município que também foi implantada na gestão de Andreolla.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado propõe que Novo Itacolomi seja a Capital Estadual da Banana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!