MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado apresenta projeto para instalação de 'detector de mentiras' em microfones da Alesp

Um projeto de resolução protocolado nesta quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) propõe a instalação de uma espécie de detector de mentiras nos microfones do plenário da Casa. A proposta, apresentada por Paulo Fiorilo (PT), impõe

Ricardo Corrêa (via Agência Estado)

·
Escrito por Ricardo Corrêa (via Agência Estado)
Publicado em 01.09.2023, 16:19:00 Editado em 01.09.2023, 16:23:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um projeto de resolução protocolado nesta quinta-feira, 31, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) propõe a instalação de uma espécie de detector de mentiras nos microfones do plenário da Casa. A proposta, apresentada por Paulo Fiorilo (PT), impõe inclusive o envio dos casos ao Conselho de Ética da Casa em caso de detecção de notícias falsas.

continua após publicidade

O projeto de resolução 38/2023 propõe, em seu artigo 1º, que a "a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo instalará, nos microfones do Plenário Juscelino Kubitschek, detectores de veracidade de falas e declarações".

Segundo o texto, "as informações quanto à veracidade ou falsidade serão projetadas em painel instalado no Plenário". A análise utilizaria critérios que serão definidos "observando-se os padrões adotados pelas agências de verificação da falsidade de informações". Não há indicação de quem ficaria responsável por fazer a checagem das falas.

continua após publicidade

O parlamentar propõe, ainda, que, "detectada a disseminação de informações inequivocadamente inverídicas, as notas taquigráficas serão encaminhadas ao Conselho de Ética, para avaliação quanto aos procedimentos a serem adotados". O colegiado é responsável por analisar representações contra parlamentares, podendo puni-los até mesmo com a cassação de mandato.

Na justificativa do projeto, Paulo Fiorilo aponta os malefícios da disseminação de notícias falsas e afirma que o ambiente político foi contaminado por manifestações dessa natureza.

"Há reiterados estudos acadêmicos que dão conta do caráter deletério da disseminação de informações falsas ou da construção de ilações, podendo ser construídas por meio de falsa conexão, falso contexto, manipulação do contexto, sátiras ou paródias, conteúdo enganoso, conteúdo impostor ou conteúdo fabricado", aponta o parlamentar.

continua após publicidade

Segundo ele, por causa disso, a Alesp deve dispor de ferramentas para garantir o compromisso interno de enfrentar o problema.

"O diálogo - que Hannah Arendt colocava já como parte relevante da ação, ou da política - não viceja no ambiente da falta de confiança e do descompromisso com a verdade, de modo que é necessária a adoção de todas as medidas à disposição desta Casa para assegurar, mais uma vez, seu compromisso com a Democracia", afirma ele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado apresenta projeto para instalação de 'detector de mentiras' em microfones da Alesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!