MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Democracias têm sido subvertidas por líderes autoritários', diz ministra do STM

A ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha fez longo discurso em defesa da democracia em almoço para empresários organizado pelo grupo Lide nesta sexta-feira, 24, no Rio de Janeiro.Primeira mulher nomeada para o STM após mais de u

Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2022, 17:25:00 Editado em 24.06.2022, 17:32:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha fez longo discurso em defesa da democracia em almoço para empresários organizado pelo grupo Lide nesta sexta-feira, 24, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

Primeira mulher nomeada para o STM após mais de um século de cadeiras ocupadas somente por homens, Maria Elizabeth citou teses do livro "Como as democracias morrem", como o solapamento de regimes democráticos por meio de estresses no limite da legalidade e não pelas armas como no passado. A fala vem em meio à escalada de tensões entre o governo do presidente Jair Bolsonaro e membros do Judiciário, sobretudo com relação ao sistema eleitoral.

"Democracias têm sido subvertidas por líderes autoritários que terminam por transformá-la em regime autoritário sem precisar de armas", disse Maria Elizabeth, em alusão direta ao livro dos autores americanos Steven Levitsky e Daniel Ziblatt.

continua após publicidade

Ironicamente, disse ela, a "hecatombe da democracia" viria de argumentos cobertos por vernizes de legitimidade, como o "combate à corrupção" ou "proteção à segurança nacional". Ambos os pontos foram usados pelo regime militar de 1964 e são comumente evocados por Bolsonaro.

A ministra do STM não mencionou Bolsonaro ou qualquer outro membro do governo nos cerca de 20 minutos de discurso, mas falou em ameaças à democracia e desafios impostos pelo crescimento das interações em redes sociais, que desafiam as instituições. O fenômeno, que tem ligação umbilical com o bolsonarismo, foi definido por Maria Elizabeth somente como "inusitado".

Por mais de uma vez, ela disse que, apesar de eventuais falhas, não existe regime político mais eficiente que a democracia, cuja importância "aflora" quando ameaçada. "Alternância do poder, sufrágio e liberdade de expressão, entre outros, são fundamentais para a vida em sociedade", disse ela.

continua após publicidade

"A pergunta que não quer calar é quais seriam as nossas alternativas em outro cenário (que não a democracia? Um acordo imposto por fascistas traria paz social? Estou certa que não", disse ela, arrancando aplauso efusivo da plateia ao fim da explanação.

Noutro momento da fala, ela citou como retrocesso a prática da "ponderação de direitos", em suas palavras, quando se ultrapassa legalmente direitos constitucionais conquistados pela sociedade.

"Resgatar regimes democráticos solapados demanda tempo", disse a ministra. "Para que a nossa redemocratização perdure, deve existir condições para uma sociedade livre e viva, em que governantes e governados devem se sujeitar ao estado de direito", afirmou.

Contato: gabriel.vasconcelos@estadao.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Democracias têm sido subvertidas por líderes autoritários', diz ministra do STM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!