MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Datafolha: para 78%, voto em Lula é definitivo; 75% não mudarão voto em Bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra que os eleitores que estão totalmente decididos sobre em quem votar para a Presidência da República em outubro são maioria, e a margem dos dispostos a considerar outras opções vem diminuindo. Enqu

Redação (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação (via Agência Estado)
Publicado em 27.05.2022, 11:30:00 Editado em 27.05.2022, 11:34:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 27, mostra que os eleitores que estão totalmente decididos sobre em quem votar para a Presidência da República em outubro são maioria, e a margem dos dispostos a considerar outras opções vem diminuindo. Enquanto 69% dos entrevistados não admitem mudar sua escolha, 30% ainda avaliam outros nomes. No levantamento anterior, em março, a proporção estava em 67% ante 32%.

continua após publicidade

Neste grupo, os entrevistados que votam no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os mais decididos - 78% dizem que não mudariam o voto. Já o eleitorado do presidente Jair Bolsonaro (PL) é o segundo mais consolidado: 75% não cogitam trocar de candidato.

Os eleitores do pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, porém, estão mais indecisos: 63% deles dizem que podem migrar para outro nome. Se isso acontecer, a vantagem é do petista. Quatro em cada dez entrevistados que dizem votar em Ciro têm Lula como segunda opção de voto, enquanto apenas 10% dizem que ainda consideram votar em Bolsonaro como segunda opção.

continua após publicidade

Por outro lado, Ciro é o que mais pode roubar votos de Lula. Entre os apoiadores do ex-presidente, 31% podem migrar para o pré-candidato do PDT, ante 16% que escolheriam Bolsonaro.

O ex-ministro é também o mais lembrado como plano B, com 20% dos eleitores dizendo que ainda podem escolhê-lo. Lula vem na segundo colocação, com 17%. Bolsonaro só aparece em quarto lugar como a segunda opção mais lembrada, com 12%, já que 14% dizem que se não votarem no candidato preferido, migram para o voto branco ou nulo.

Eleitores de João Doria

continua após publicidade

Os antigos eleitores do tucano João Doria, que desistiu da disputa nesta semana, agora devem migrar para Lula ou Ciro, mostra a pesquisa Datafolha. Sem seu candidato na disputa, 29% dos entrevistados que iam votar no PSDB tinham Lula como segunda opção de voto, 27% escolhiam Ciro e apenas 12% afirmaram que migrariam para Bolsonaro.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o País entre quarta-feira, 25, e quinta-feira, 26. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05166/2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Datafolha: para 78%, voto em Lula é definitivo; 75% não mudarão voto em Bolsonaro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!