MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Criminosos não têm burocracia', diz Gonet na Cúpula de PGRs sobre avanço do crime organizado

O procurador-geral da República Paulo Gonet defendeu nesta segunda-feira, 21, a necessidade de maior agilidade na comunicação e troca de informações entre os Ministérios Públicos de diferentes países para um combate mais eficaz à criminalidade organizada,

Pepita Ortega (via Agência Estado)

·
Escrito por Pepita Ortega (via Agência Estado)
Publicado em 21.10.2024, 16:50:00 Editado em 21.10.2024, 16:56:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O procurador-geral da República Paulo Gonet defendeu nesta segunda-feira, 21, a necessidade de maior agilidade na comunicação e troca de informações entre os Ministérios Públicos de diferentes países para um combate mais eficaz à criminalidade organizada, que ganhou contornos transnacionais. O chefe do Ministério Público Federal brasileiro destacou a necessidade de uma atuação em conjunto de todos os MPs para que "o combate ao mal seja bem sucedido".

continua após publicidade

"Embora tenhamos uma série de canais burocráticos para vencer no combate à criminalidade, os criminosos não têm isso. Eles entram em contato imediatamente. Para que a gente vença essa guerra nós precisamos ser mais ágeis", frisou o procurador-geral na primeira Cúpula dos Procuradores-Gerais - PG20 -, sediada no Rio de Janeiro.

Segundo Gonet, o grande propósito do congresso é "propiciar meios para essa maior agilidade nessa ação conjunta" entre MPs.

continua após publicidade

Gonet é o anfritião do evento que conta com a participação de representantes de 19 países e da União Europeia. Fazem parte do evento delegações dos Estados Unidos, Espanha, Índia, Austrália, Argentina, Nigéria, Singapura, Emirados Árabes, entre outros.

Na abertura do encontro, o procurador destacou que o maior propósito da reunião dos MPs é "criar condições para um bom relacionamento entre os órgãos de persecução penal, trocar informações e atuar em conjunto e de uma maneira mais eficiente no combate à criminalidade organizada".

"Há um consenso de que nenhum País pode mais sozinho combater a criminalidade mais perniciosa que existe que é o organizada", assinalou.

continua após publicidade

Ainda de acordo com Paulo Gonet, o diálogo entre os órgãos também contribui para o rastreio da lavagem do dinheiro do crime, permitindo que as organizações internacionais sejam sufocadas financeiramente.

Segundo ele, o "grande problema" da cooperação internacional é a confiança entre os Ministérios Públicos de diferentes países. Nessa linha, o procurador-geral considera que a vantagem do evento realizado nesta semana é "sedimentar laços de conhecimento e interação", assim como a "boa vontade para agir e combater malefícios".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Criminosos não têm burocracia', diz Gonet na Cúpula de PGRs sobre avanço do crime organizado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!