MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Corpo do repórter fotográfico Dida Sampaio é sepultado em Brasília

Sob aplausos de familiares, amigos e colegas de profissão, o corpo do repórter fotográfico Dida Sampaio foi sepultado nesta segunda-feira, 28, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cerimônia fúnebre deu lugar à homenagem ao profissional que desd

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2022, 14:35:00 Editado em 28.02.2022, 14:40:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sob aplausos de familiares, amigos e colegas de profissão, o corpo do repórter fotográfico Dida Sampaio foi sepultado nesta segunda-feira, 28, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cerimônia fúnebre deu lugar à homenagem ao profissional que desde 1994 trabalhava no Estadão.

continua após publicidade

Diferentes gerações de jornalistas foram saudar o companheiro de coberturas nos palácios da capital federal e Brasil afora. Fotógrafos relembraram histórias do "menino Dida" - que, na década de 1990, já disputava com os mais velhos a melhor foto - e também profissionais mais jovens, que o viam como um exemplo.

A pedido da mulher, Ana, e dos filhos Raíssa, Felipe e Gabriela, parentes e amigos se vestiram de branco para acompanhar o velório e o sepultamento. Aos 53 anos, Dida morreu no último dia 25, em decorrência de complicações de um AVC e de um aneurisma cerebral.

continua após publicidade

O jornalista do Estadão Leonencio Nossa compartilhou histórias que dividiu com o fotógrafo em duas décadas de parceria em reportagens pelo jornal. "Todos aqui temos em comum o amor e o conhecimento da fascinante trajetória de um homem que nunca deixou de ser o menino atento e focado no objetivo de contar a melhor história por meio da fotografia. Se podemos dizer que o jornalista é um intérprete de seu país, Dida interpreta com imagens um Brasil complexo como ele. Carinhoso, como ele é com todos nós. E um país tenso, em guerra. Dida também está sempre em combate, de madrugada, nas altas horas da noite, incansável", afirmou Leonêncio.

A quem só conhecia o Dida, que, por exigências das regras palacianas, tinha de usar paletó e gravata, Leonêncio recordou viagens aos rincões do Brasil. "Nas aldeias, pegava sua máquina e explicava pacientemente para os indígenas como funcionava o objeto. Nunca escondeu o prazer de matar a curiosidade dos pequenos que se aproximam para ver a tela da câmera. Ele nunca deixou de ser o menino que a tudo olha com surpresa e sorri", disse o jornalista.

Gilberto Carvalho também rendeu uma breve homenagem ao repórter fotográfico com quem conviveu na gestão do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Carvalho destacou a honestidade com que Dida sempre trabalhou, mesmo em meio à correria das coberturas presidenciais. "Dida vive", disse o ex-secretário.

A última homenagem coube ao filho Felipe. "Meu pai é um vitorioso. E vitorioso em todos os campos", afirmou, sob aplausos. "Dida, Dida, Dida", repetiram os amigos, que soltaram balões brancos em homenagem ao fotógrafo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Corpo do repórter fotográfico Dida Sampaio é sepultado em Brasília"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!