MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Congresso Nacional vota nesta quinta-feira projeto de resolução das emendas

O Congresso Nacional analisa nesta quinta-feira, 13, o projeto de resolução que cria novas regras sobre emendas parlamentares e o funcionamento das consultorias de Orçamento do Congresso. A proposta é o item único da pauta da sessão convocada pelo preside

Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Hirabahasi (via Agência Estado)
Publicado em 13.03.2025, 11:57:00 Editado em 13.03.2025, 12:03:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Congresso Nacional analisa nesta quinta-feira, 13, o projeto de resolução que cria novas regras sobre emendas parlamentares e o funcionamento das consultorias de Orçamento do Congresso. A proposta é o item único da pauta da sessão convocada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para as 10 horas. A sessão, no entanto, ainda não havia começado por volta das 11h20.

continua após publicidade

O projeto tem o objetivo de regulamentar alguns pontos acertados com o Supremo Tribunal Federal no fim de fevereiro. Há, porém, trechos polêmicos que podem reduzir a transparência sobre o Orçamento.

Como mostrou o Estadão, o texto diminui a fiscalização sobre as emendas ao criar a figura do "Secretário Especial de Orçamento Público".

continua após publicidade

Indicado pelo presidente do Senado, esse secretário terá controle sobre os consultores de Orçamento da Câmara e do Senado, caso o texto seja aprovado como está. Hoje, os consultores têm autonomia e com frequência apontam problemas em projetos e questões no tema. No novo modelo, o trabalho deles estará submetido às "políticas e critérios" do novo Secretário Especial, indicado pelo presidente do Senado.

Entidades que atuam no tema da transparência da administração pública publicaram nota criticando o projeto de resolução para disciplinar as emendas parlamentares. Para a Transparência Internacional, a Transparência Brasil e o Contas Abertas, as regras propostas por Alcolumbre representam a "volta à época dos anões do Orçamento, agora com cifras bilionárias". No ano passado, o Congresso destinou quase R$ 45 bilhões em emendas parlamentares.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Congresso Nacional vota nesta quinta-feira projeto de resolução das emendas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!