MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Comitê de Lula com nome de Brizola é 'oportunismo', critica presidente do PDT

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chamou de "oportunismo sem legitimidade" o recém-criado "Comitê BrizoLula", grupo formado pelo diretório estadual do PT no Rio de Janeiro para, segundo o partido, unir a militância petista a "históricos brizolist

Davi Medeiros (via Agência Estado)

·
Escrito por Davi Medeiros (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2022, 13:24:00 Editado em 06.06.2022, 13:31:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chamou de "oportunismo sem legitimidade" o recém-criado "Comitê BrizoLula", grupo formado pelo diretório estadual do PT no Rio de Janeiro para, segundo o partido, unir a militância petista a "históricos brizolistas" que apoiam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome da iniciativa irritou o dirigente porque faz referência a Leonel Brizola, um dos fundadores do PDT. Ambas as siglas têm pré-candidaturas próprias ao Planalto nestas eleições.

continua após publicidade

Ao Estadão, Lupi afirmou que a criação do comitê é uma provocação à sua legenda. Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo partido, tem endurecido críticas contra Lula nos últimos meses, deteriorando o clima entre as siglas. Além disso, o evento de inauguração do grupo terá Marcelo Freixo (PSB) como um dos destaques. Ele tem o apoio do PT para se lançar ao governo do Rio, disputando contra Rodrigo Neves, do PDT.

Como mostrou o Estadão, o PT tem feito investidas contra a pré-candidatura de Ciro. A campanha do ex-presidente faz pressão para que o pedetista desista da corrida presidencial. Segundo Lupi, apesar das frequentes "provocações", como o próprio comitê, não há "nenhuma hipótese" de a legenda retirar sua candidatura própria ao Planalto. "Ciro vai até o final", disse.

continua após publicidade

Além de Freixo, o evento de inauguração, na tarde desta segunda-feira, terá André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O grupo foi anunciado pelo diretório fluminense do PT como uma tentativa de unidade para vencer o bolsonarismo. O cartaz que chama para a inauguração do comitê usa uma imagem de Brizola ao lado de Lula, o que também enervou o dirigente pedetista. "É um oportunismo sem legitimidade", afirmou Lupi, acrescentando que nenhum militante do PDT participará do grupo petista.

O encontro também é defendido pelo neto petista de Brizola, o pré-candidato a deputado federal Leonel Brizola Neto (PT-RJ). Segundo o presidente do PDT, porém, nenhum nome realmente importante do partido fará parte do comitê.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Comitê de Lula com nome de Brizola é 'oportunismo', critica presidente do PDT"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!