MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Comissão aprova 7 convocações de Lewandowski em menos de 2 minutos em votação 'trator'

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou em bloco sete requerimentos de convocação o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A votação durou menos de dois minutos. O deputado Coron

Vinícius Novais (via Agência Estado)

·
Escrito por Vinícius Novais (via Agência Estado)
Publicado em 09.10.2024, 16:13:00 Editado em 09.10.2024, 16:20:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou em bloco sete requerimentos de convocação o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A votação durou menos de dois minutos. O deputado Coronel Meira (PL-PE) presidiu a comissão e comparou a votação a um "trator".

continua após publicidade

Os requerimentos pedem o comparecimento do ministro à comissão para esclarecer sobre a operação da Polícia Federal (PF) na casa do jornalista Oswaldo Eustáquio; denúncias de assédio e importunação sexual envolvendo o ex-ministro Silvio Almeida; apuração da PF sobre as queimadas; ato administrativo do governo sobre o uso de armas e algemas em abordagens; e sobre um questionário sobre identidade e afinidade política de agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Procurado para comentar as convocações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública não havia respondido à reportagem até a publicação deste texto.

continua após publicidade

Durante a votação acelerada, o deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO) pediu diversas vezes a palavra para questionar a votação. Segundo o parlamentar, a comissão acordara em discutir cada uma das sete convocações separadamente. Em todos os momentos o presidente falou por cima de Alexandrino.

Ao fim da votação, Meira pediu desculpas ao colega. "Admito que atropelei um pouco, é meu estilo trator". Alexandrino pediu que o deputado reconsiderasse seu estilo e, alegando quebra de confiança, anunciou seu desligamento da comissão. Meira classificou a atitude como lamentável.

A comissão também aprovou uma moção de repúdio aos candidatos à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy (PT) por alterarem a letra do hino nacional. Em referência ao episódio em que, em um comício de Boulos, o hino foi cantado em linguagem neutra. Procurada, a campanha de Boulos e Marta não respondeu.

A mesma sessão protagonizou ataques de parlamentares de direita ao deputado Ivan Valente (PSOL-SP) por conta de seu projeto que prevê mudanças no sigilo de investigações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão aprova 7 convocações de Lewandowski em menos de 2 minutos em votação 'trator'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!